INFORMAÇÕES SOBRE VISTO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAL LIBERAL

Conseguir um visto de profissional liberal para trabalhar no exterior é um sonho de muitos brasileiros. Diversos países do mundo possuem bons empregos disponíveis, salários melhores em relação ao Brasil, sem falar na qualidade de vida que o trabalhador terá em sua estadia na maioria desses destinos.

Muitas pessoas buscam o visto de trabalho para profissional liberal para países de primeiro mundo, para morarem em locais que lhes ofereçam mais segurança, melhores transportes públicos e uma vida mais tranquila.

O visto para trabalho de profissional liberal mais comum é aquele em que os os contratados irão exercer funções em áreas que os residentes e cidadãos locais não são qualificados ou não existe mão de obra.

É necessário conseguir um emprego no exterior para depois dar entrada no visto de trabalho para profissional liberal.

Os profissionais contratados devem possuir qualificação, domínio da língua oficial e disponibilidade para preencher a vaga.

O visto de profissional liberal para trabalhar no exterior na maioria das vezes, habilita o empregado a exercer a sua atividade profissional somente para a empresa que o contratou. Muitos brasileiros estão requisitando o visto de profissional liberal para poderem atuar em sua área de formação nas empresas contratantes.

O empregador que for lhe receber após a concessão do visto para trabalho de profissional liberal deve lhe oferecer um pagamento adequado ao piso salarial de seu cargo, bem como todos os benefícios compatíveis à aquela função.

A empresa contratante deve também passar por um processo para que você consiga dar entrada no visto de trabalho para profissional liberal:

  • Preencher um formulário explicando ao governo porque não encontrou um cidadão em seu país com suas habilidades e descrever porque você seria uma pessoa indicada para o cargo.
  • Apresentar ao Estado o tempo de contrato, o salário que será pago e as horas de trabalho que serão exercidas.

Se aprovado pelo país e você conseguir o visto de profisisonal liberal para trabalhar no exterior, será possível a sua permanência no destino enquanto durar o período de trabalho. Quem consegue o visto de profissional liberal consegue trabalhar por um bom período em outros países.

Os prazos para aprovação do visto para trabalho de profissional liberal costumam demandar um certo tempo, por isso tenha paciência para aguardar todas as etapas. Existem países em que é possível pagar uma taxa extra para acelerar todo processo em caso de urgências.

O setor de tecnologia é um dos que mais tem empregado trabalhadores brasileiros no estrangeiro com a permissão de visto de profissional liberal. São pessoas normalmente muito capacitadas e talentosas.

Regras gerais de Visto de trabalho para profissional liberal

A solicitação de visto de profissional liberal para trabalhar no exterior pode demandar um certo tempo, desde a aprovação do governo para os contratantes, quanto para o consentimento do país para o seu pedido. Por isso, planeje tudo com muita antecedência e fique atento às normas de cada país.

1 – Documentos e providências necessárias

A – Pesquisar agências de emprego ou deixar currículos
  • Procure agências de emprego ou deixe currículos nas próprias empresas caso tenha disponibilidade de viajar com o visto de turista, por exemplo.
B – Certificado do empregador
  • Um documento formalizando o seu contrato deve ser emitido pela empresa a qual você irá trabalhar.
C – Passaporte válido
  • Tenha em mãos um passaporte com validade mínima de 6 meses ou para o tempo de vigência do seu contrato.
D – Formulário de visto de trabalho para profissional liberal
  • Preencha os formulários específicos de visto de profissional liberal para trabalhar no exterior e encaminhe-os para a aprovação dos consulados.
E – Fotografias
  • Envie sempre fotos dentro dos padrões internacionais de cada país. Fotos fora dos modelos pedidos podem te prejudicar.
F – Pagamento da taxa do visto para trabalho de profissional liberal
  • Pague os valores solicitados e em casos de urgência, é possível pagar taxas extras para adiantar o processo.
G – Exame médico
  • Apresente os exames médicos em dia e comprove que está com boa saúde para trabalhar no exterior.
H – Seguro de saúde
  • Adquira um bom seguro de saúde para poder contar com uma assistência médica internacional durante toda a sua estadia.
I – Atestado de bons antecedentes
  • Forneça os documentos necessários para provar a sua legalidade perante a lei. Caso esteja tudo certo, dê continuidade à solicitação do visto de trabalho para profissional liberal.
J – Comprovante de renda
  • Apresente os seus extratos bancários recentes, últimos contracheques e declaração de imposto de renda.
K – Comprovante de formação específica
  • Formação acadêmica pode ser requisito para ocupar certos cargos, por isso apresente os comprovantes quando necessário.

Países que pedem visto para trabalho de profissional liberal x países que não pedem visto para trabalhar

Qualquer país do mundo em que você for conseguir um emprego, será necessário ter um visto de trabalho para profissional liberal.

A. Lista dos países mais procurados pelos brasileiros que solicitam visto para trabalhar