INFORMAÇÕES SOBRE VISTO DE PROFISSIONAL LIBERAL PARA O CANADÁ

Todo requerente do visto para profissionais liberais no Canadá que deseja se incluir nessa categoria deve possuir uma experiência relevante em sua carreira.

Ter a pretensão de contribuir substancialmente em seu ramo profissional no Canadá exercendo seu trabalho em atividades culturais, esportivas ou como um gestor também é fator preponderante para os solicitantes do visto canadense para profissional liberal. 

Ter a intenção e a capacidade de estabelecer-se como profissional liberal no Canadá é muito importante para quem deseja obter o visto de profissional liberal canadense. 

Para comprovar a experiência e a qualificação, o programa de visto para profissionais liberais no Canadá irá selecionar quem alcançar alguns requisitos como:

  • Experiência em Negócios: Máximo 35 pontos;
  • Idade: Máximo 10 pontos;
  • Formação Educacional: Máximo 25 pontos;
  • Proficiência nas línguas oficiais (Inglês e Francês): Máximo 24 pontos;
  • Adaptabilidade: Máximo 6 pontos.

É muito importante que todo o processo para solicitação do visto canadense para profissional liberal seja acompanhado por um advogado especializado na área, pois somente eles podem te ajudar corretamente no passo a passo para cada tipo de caso.

No Canadá os tipos de profissionais liberais mais procurados são os médicos, engenheiros, especialistas em tecnologia da informação e chefs de cozinha.

As documentações normalmente exigidas para quem busca o visto de profissional liberal canadense são:

  • Decore trimestral
  • Declaração de autônomo
  • Carteirinha funcional (OAB, CRM, etc)
  • Quando à negócios, carta da empresa

Se o solicitante do visto para profissionais liberais no Canadá não tiver carteira assinada nem holerites (contracheques), o ideal é reunir documentações que comprovem sua situação financeira.

Por exemplo no caso de empresários cuja empresa está ativa, apresentar contrato social, CNPJ, faturamento mensal, decore e/ou pró-labore do contador entre outros.

Já no caso de trabalhadores autônomos solicitantes do visto canadense para profissional liberal que nem sempre possuem CNPJ, a comprovação pode ser feita por meio de declarações dos clientes e/ou empresas que recebem o serviço deste profissional, como por exemplo em notas fiscais emitidas e/ou por meio de comprovantes de pagamentos pelos serviços prestados.

No caso dos freelancers, utiliza-se a mesma estratégia do trabalhador autônomo, além de ter também a opção de incluir o contrato de prestação de serviços atual, de algo que esteja oferecendo e desenvolvendo como freelancer naquele momento.

Lembre-se quanto mais sólidas as comprovações, mais chances de um resultado positivo.

Sites indicados para quem busca trabalho no Canadá:

Para obter uma permissão de trabalho tradicional, através de um visto de trabalho canadense, acesse esse link.