TUDO SOBRE VISTO DE INTERCÂMBIO

Realizar um intercâmbio é uma experiência única a qual o estudante tem a oportunidade de aprender outra língua, estudar cursos específicos e até mesmo fazer pequenos trabalhos.

Se você tem dúvidas de como fazer intercâmbio e não sabe qual o passo a passo, fique atento primeiramente à cada faixa etária e aos programas que mais se encaixam com o seu perfil.

Caso possua entre 15 e 18 anos, saiba que normalmente é permitido fazer o ensino médio no país de destino. Essa modalidade de estudos de intercâmbio é chamada por muitos de high school.

Se tiver entre 18 e 26 anos, opte por cursos de graduação e caso já tenha se formado, escolha uma pós-graduação, mestrado ou doutorado para solicitar o visto de intercâmbio.

Os países do exterior disponibilizam também a realização de intercâmbio para aqueles que desejam aprender a língua através de um curso em certo período de tempo.

Acima de 26 anos outra maneira de como fazer intercâmbio é através de um curso de curto prazo como MBA, ou ser treinee/estagiário em alguma empresa.

Certos países permitem que os jovens façam intercâmbio e também trabalhem em serviços mais simples e leves como atendentes, vendedores, babás e garçons. Desse modo o estudante consegue arrecadar dinheiro para ajudar nas despesas.

Regras gerais para visto de intercâmbio

Lembre-se que todo e qualquer processo de tirar visto demanda tempo e dinheiro. Por essa razão sempre planeje a sua viagem com antecedência, saiba como fazer intercâmbio e fique atento às documentações necessárias.

1 – Documentos e providências necessárias

A – Passaporte
  • Providencie seu passaporte sempre com muita antecedência, uma vez que a burocracia pode tonar o processo mais lento. Caso já possua um, verifique o prazo de validade e certifique-se de que ele não irá expirar durante a sua viagem. Veja a regra de cada país.
B – Verificar o Tipo de Visto
  • Consulte se o seu destino exige visto para entrada de acordo com o seu pedido. Se sim, comece a providenciar as documentações o mais rápido que conseguir. Alguns países exigem entrevista prévia.
C – Preencher Formulários
  • Entre nos sites dos Consulados e Embaixadas do país que você irá fazer intercâmbio e preencha os formulários específicos para o tipo de visto de intercambista que você irá fazer. Os mais comuns são os intercâmbios de estudo e trabalho.
D – Pagar as taxas
  • O pagamento da taxa de visto é exigido para que se dê continuidade ao processo. Cada país possui um valor específico, verifique o do seu destino no sites de consulados específicos.
E – Providenciar documentos específicos
  • Dependendo do tipo de visto de intercâmbio que você solicite, será necessário dispor de alguns documentos como currículo, histórico escolar, plano de estudos, carta do empregador, certificado de capacitação, carta de recomendação, entre outras declarações.
F – Autorização para menores de idade
  • Para menores de idade que viagem sozinhos, é necessária autorização com firma reconhecida das assinaturas dos pais ou responsáveis.
G – Fotos
  • Fique atento aos requisitos para as fotos digitais dos vistos e as produza corretamente para evitar contratempos futuros.

Países que pedem visto de intercâmbio x países que não pedem visto de intercâmbio

Qualquer país do mundo em que você for fazer intercâmbio será necessário a solicitação de um visto. Veja então quais são os países mais solicitados por brasileiros que fazem essa viagem.

Lista de países mais procurados por brasileiros que solicitam visto de intercâmbio

Confira os principais tipos vistos de intercâmbio:

  • Intercâmbio de Idiomas: Referente à cursos de idiomas em um país do exterior.
  • Intercâmbio High School: Quando você decide cursar o Segundo Grau em um país estrangeiro.
  • Intercâmbio de Universidades: Escolha de estudantes que querem realizar matérias isoladas ou cursar uma graduação no exterior.
  • Intercâmbio Acadêmico: Se refere a cursos de nível mais elevado, como pós-graduação, MBA, especialização ou PhD.
  • Intercâmbio de Trabalho: Possibilita ao intercambista trabalhar temporariamente com remuneração em uma empresa do país de destino.
  • Intercâmbio de Aupair: Quando o intercambista cuida de crianças e em troca tem moradia e trabalho na casa de uma família estrangeira.
  • Intercâmbio de Estudo e Trabalho: O estudante inicialmente apenas estuda e depois lhe é permitido realizar trabalhos simples.
  • Intercâmbio de férias: Estudantes que pretendem trabalhar temporariamente em estações de esqui, acampamentos, parque temáticos entre outros locais de lazer desses períodos de verão e inverno.

A maioria dos países com algumas exceções não têm um visto geral de intercâmbio, mas sim relativos a estudos e trabalhos temporários. Por isso, verifique os outros posts relacionados aos tipos de vistos que você necessita: