TUDO SOBRE VISTO DE TRABALHO TEMPORÁRIO

Todos aqueles que desejam exercer alguma função laboral por um período delimitado de tempo em regiões estrangeiras, devem solicitar um visto para trabalhar temporariamente.

Na maioria dos países, o visto para trabalho temporário só pode ser concebido se você já tiver sido selecionado para uma vaga no país de destino.

Quem consegue um visto de trabalho temporário tem a oportunidade de aprimorar o inglês ou outras línguas oficiais, entrar em contato com novas culturas e incrementar o currículo com um trabalho no exterior.

Lembre-se de que você não pode solicitar um visto para trabalhar temporariamente para depois procurar um emprego. O máximo que você pode fazer é viajar com um visto de turismo e deixar currículos nas empresas.

Em alguns destinos, existem trabalhos específicos disponibilizados para estrangeiros que querem solicitar um visto de trabalho temporário. Estes precisam ter por exemplo, uma formação universitária específica ou um certificado profissional diferenciado, que lhes dê habilidades para exercer funções pré-determinadas.

Requerimento de visto para trabalho temporário para quem irá realizar algum serviço sazonal o qual há escassez de mão de obra entre os residentes locais também costuma ser muito comum. Nesses casos, a empresa contratante deve obter junto ao órgão competente do Estado, uma autorização confirmando que não há mão de obra suficiente ou qualificada entre os trabalhadores da região para exercer o cargo que será de uma pessoa de fora do seu país.

Em muitos casos, a empresa deve também realizar uma Pesquisa de Mercado para tal comprovação. Só dessa maneira o governo poderá autorizar o visto para trabalhar temporariamente.

Programas de empregos provisórios para jovens também são muito comuns e muitas vezes há convênios entre instituições dos dois países. Alguns disponibilizam trabalho de estagio, remunerado ou não, em que o solicitante também deve requerer um visto de trabalho temporário.

Serviços voluntários pedem também em sua maioria, um visto para trabalho temporário e são monitorados por instituições religiosas, de caridade ou sem fins lucrativos, devidamente reconhecidas pelo governo. Nesses casos, o solicitante do visto para trabalhar temporariamente deve apresentar também uma carta da pessoa ou organização que irá subsidiar toda a sua estadia.

Esse documento normalmente pode conter:

  • Informações pessoais do solicitante do visto de trabalho temporário.
  • Endereço fixo do país de origem.
  • Informações completas da estadia no país de destino.
  • Duração das atividades a serem exercidas, bem como a sua descrição.
  • Comprovação de renda suficiente para se manter nesse período.
  • Antecedentes criminais.
  • Atestado médico validando uma boa saúde.

Pessoas casadas e com filhos que conseguem um visto para trabalho temporário podem, em alguns casos, conseguir levá-los para o exterior, mas os mesmos não terão permissão para trabalhar no país.

Certos locais do mundo também concedem um visto para trabalhar temporariamente para àqueles que vão no período de férias, podendo prolongar a sua estadia até uma certa data, caso solicitado.

O requerente do visto de trabalho temporário na maioria dos casos deve ter sempre bons antecedentes, não pode aceitar empregos permanentes e não pode trabalhar para o mesmo empregador por meses prolongados. É também indicado contratar um seguro saúde médica na duração da estadia.

Regras gerais de Visto para Trabalho Temporário

Para os que sonham em trabalhar no exterior, planejar toda a viagem com antecedência é imprescindível. Antes de solicitar um visto para trabalhar temporariamente, os interessados devem passar por algumas etapas para só depois dar entrada no pedido.

1 – Documentos e providências necessárias

A – Pesquisar agências de emprego ou deixar currículos
  • Recorrer às agências de emprego é uma das estratégias para quem procura trabalhar temporariamente fora do país. Através delas é possível incluir currículos on-line e realizar buscas constantes. Caso você tenha a possibilidade de ir ao exterior com um visto de turista, deixe o currículo pessoalmente nas empresas de seu interesse.
B – Certificado do empregador
  • Apresente uma carta formal da empresa contratante, provando que você irá exercer alguma função por um período determinado.
C – Passaporte válido
  • Documento imprescindível para viagens à trabalho no exterior, bem como o visto para trabalhar temporariamente. Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses para viagens inferiores a esse tempo e datas maiores para períodos superiores. Consulte as regras de cada consulado.
D – Formulário de visto de trabalho temporário
  • Preencha os formulários específicos de visto para trabalho temporário com muita atenção, pois as informações que você fornecer serão analisadas para aprovar ou não o seu pedido.
E – Fotografias
  • Produza sempre fotos de qualidade e de acordo com as diretrizes do consulado do país ao qual você irá viajar. Preste atenção no tipo de papel, no tamanho, nos acessórios que são de uso proibido, entre outros fatores específicos.
F – Pagamento da taxa do visto para trabalhar temporariamente
  • Realize o pagamento das taxas solicitadas de forma correta e o mais rápido que conseguir, pois o processo para a retirada do visto de trabalho temporário pode demorar e o quanto antes você puder agilizar alguma etapa, melhor.
G – Exame médico
  • Consulte os consulados específicos para providenciar os exames laboratoriais e médicos solicitados por eles e os apresente quando for requisitar o seu visto para trabalho temporário.
H – Seguro de saúde
  • Necessário para viajar tranquilo para qualquer lugar do mundo, obtendo dessa forma uma assistência médica internacional.
I – Atestado de bons antecedentes
  • Forneça ao governo do país de destino um comprovante de que a sua situação está legal e informe os seus antecedentes criminais. Caso esteja tudo certo, você poderá dar continuidade à solicitação do visto para trabalhar temporariamente.
J – Comprovante de renda
  • A comprovação de renda será exigida para que você prove que terá condições para se manter durante o seu período de trabalho no local. Apresente extratos bancários, últimos contracheques e declaração de imposto de renda. Se possuir bens em seu nome, também é importante, pois pode demonstrar que você tem intenção de voltar ao país de origem.
K – Comprovante de formação específica
  • Dependendo da função que você for exercer, é necessário comprovar que possui por exemplo um curso superior ou experiência na área em que você for atuar.

Países que pedem visto de trabalho temporário x países que não pedem visto para trabalhar temporariamente

Qualquer país do mundo em que você for exercer uma função laboral, é necessária a retirada do visto para trabalho temporário.

Lista dos países mais procurados pelos brasileiros que solicitam visto de trabalho temporário