TUDO SOBRE VISTO DE ESTUDANTE

Uma pessoa que pretenda realizar algum curso no exterior, deve solicitar na maioria das vezes um visto para estudar.

Esse curso deve apresentar um tempo de duração e ser registrado pelo governo do país de destino.

Os vistos para estudantes podem vir carimbados ou anexados ao passaporte. Entrar em um país com um visto de turismo para estudar ou trabalhar por exemplo, pode resultar na transformação do indivíduo num imigrante ilegal, sujeito à deportação ao seu país de origem.

Os primeiros passos para dar sequência ao plano de estudar no exterior, começam na escolha do país, de boas escolas, cursos e da entrada de solicitação de visto de estudante no país.

Alguns destinos exigem apenas o visto de turista caso o tempo de permanência do estudante seja inferior à 3 meses, por isso vale a pena ficar atento aos critérios de cada região.

Aqueles que viajam com o visto para estudar, podem também trabalhar na maioria das vezes até 20 horas semanais enquanto o curso estiver em andamento, ou em tempo integral quando o curso não estiver acontecendo.

Para o visto de estudante no exterior ser concedido, você deve ser aprovado em alguma instituição de ensino autorizada do país escolhido e solicitar um formulário que confirme a sua inscrição. Os tipos de cursos mais procurados por brasileiros que viajam para estudar são:

  • Cursos de inglês.
  • Cursos técnicos.
  • Cursos de 1º ou 2º grau.
  • Mestrados.
  • Doutorados.
  • Bacharelados.
  • Graduações tecnológicas.
  • Cursos gerais resultantes em um certificado.

Além da carta de aceitação da escola estrangeira comprovando o período de estudo, o interessado em obter o visto de estudante deve apresentar também provas de disponibilidade financeira e acesso à recursos suficientes para se manter no período restante do curso.

Os requerentes de visto para estudar que forem menores de idade, devem possuir também a autorização legal dos pais ou responsáveis, bem como provas de que terão suporte pelo período de duração do visto ou até obter a maioridade.

Muitos governos ao analisar os pedidos de visto para estudantes com duração superior a seis meses, pedem informações adicionais como exame médico e certificado de antecedentes criminais.

Para os países que exijam a entrevista verbal ao solicitar o visto de estudante, fique atento às vestimentas adequadas para se usar no momento da conversa com os oficiais, tratando a situação de maneira formal.

Deixe bem claro ao agente consular os seus objetivos específicos, acadêmicos e profissionais para estudar no país de destino e conseguir a aprovação do visto para estudar.

Pais que pagam os estudos dos filhos, devem fornecer os documentos de comprovação de renda da família, bem como uma carta dos empregadores detalhando o que eles fazem, há quanto tempo trabalham naquela empresa e quanto ganham. Só assim o visto para estudantes de seus filhos poderá ser aprovado.

Regras gerais de visto de estudante

Comece a providenciar todos os materiais necessários para dar entrada ao seu visto para estudar em uma instituição de ensino no exterior.

1 – Documentos e providências necessárias

A – Escolha um país
  • Viagens internacionais devem sempre serem planejadas com muita antecedência, uma vez que a burocracia para solicitação e aprovação de todos os documentos do visto para estudantes pode exigir um bom tempo. Por isso, busque saber informações específicas nos consulados e embaixadas dos países no Brasil, evitando referências duvidosas.
  • Países do Mercosul e América do Sul são boas opções para aqueles que não querem ir muito longe e têm a língua oficial de certa forma parecida.
  • Países da União Europeia também podem ser uma boa opção, uma vez que você pode conhecer vários destinos sem precisar tirar o visto de estudante ou outro documento para cada região que for conhecer.
  • A Nova Zelândia tem aprovado quase todas as solicitações de entrada no país, que é conhecido por ter muitas oportunidades de estudo e trabalho para brasileiros.
B – Passaporte

Essencial para garantir a maioria das viagens, inclusive as que solicitam o visto para estudar. Para tirá-lo você deve procurar um posto de atendimento da Polícia Federal e apresentar os seguintes documentos:

  1. Documento de Identidade, como o RG.
  2. Título de eleitor.
  3. Comprovante de voto na última eleição.
  4. Certificado de reservista ou de estar quite com a Justiça Militar em caso de pessoas do sexo masculino.
  5. Certificado de Naturalização.
  6. CPF.
  7. 2 fotos 5×7.
  8. Formulário de requerimento de passaporte devidamente preenchido.
  9. Comprovante de pagamento da taxa.
C – Formulários
  • Os formulários específicos para quem vai requerer um visto para estudantes devem ser devidamente preenchidos com todas as informações solicitadas de forma concisa e detalhada. Alguns podem ser bem longos e exigir muitos itens, por isso preencha de modo atencioso e com muita calma.
D – Fotos
  • As fotografias que serão anexadas aos vistos de estudantes devem cumprir requisitos, sendo a maioria com fundos brancos, sem modificações digitais e com o rosto bem a mostra.
E – Autorização da instituição de ensino no exterior
  • Para que o seu visto de estudante seja devidamente legalizado, apresente a carta de aceitação da escola estrangeira comprovando a sua matrícula e o período de estudo no país.
F – Renda
  • Suas condições financeiras ou das pessoas que estão bancando a sua viagem devem ser apresentadas, de forma que comprovem que você terá como custear toda a sua estadia e demandas durante o período de estudos:
  1. Últimos extratos bancários.
  2. Declaração do Imposto de renda.
  3. Contracheques recentes.
  4. Cartas dos empregadores.
G – Declaração da escola ou universidade brasileira
  • Algumas instituições de ensino no Brasil possuem convênio com escolas e faculdades no exterior, possibilitando aos seus alunos cursarem matérias em destinos internacionais e continuar os estudos por lá. Nesses casos você deve apresentar a declaração para solicitação do visto para estudar.
H – Passagens
  • Na hora de solicitar o visto para estudantes, alguns países pedem a apresentação da cópia da passagem aérea ou a foto da reserva.

Países que pedem visto de estudante x países que não pedem visto para estudar

Fique atento se o país que você deseja estudar pede o visto para estudantes. Em alguns ele é indispensável, em outros ele depende do tempo de estudo e estadia.

2 – Lista de países

A – Lista dos principais países que solicitam visto de estudante
B – Lista dos principais países que solicitam o visto para estudar apenas para quem vai ficar mais de 90 dias
C – Lista de países que não solicitam visto para estudantes, apenas o visto de turista em casos de estadias inferiores a 3 meses
  • África do Sul
  • Alemanha
  • Costa Rica
  • Espanha
  • França
  • Irlanda
D – Lista de países que não solicitam visto de estudante para estadias até 6 meses.