INFORMAÇÕES SOBRE VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA

Uma solicitação de visto de estudante australiano pode ser feita por aqueles que desejam realizar um curso classificado em tempo integral, registrado pelo governo da Austrália e por um período superior à 12 semanas.

Se o tempo de estadia dos que desejam solicitar o visto australiano para estudantes for inferior à 12 semanas, o visto a ser solicitado é o de Turismo.

O visto para estudar na Austrália se divide em 6 categorias, denominadas de subclasses que variam de acordo com o setor educacional ao qual o curso pertence.

A sigla ELICOS a seguir corresponde a Curso Intensivo de Língua Inglesa para Estudantes Estrangeiros que possuam o visto de estudante australiano. Já a sigla AL quer dizer análise.

  • 570 – Independent ELICOS (Brasil – AL2): A subclasse 570 comporta os cursos independentes de língua inglesa, não precede a um curso de nível acadêmico australiano nem seja parte de um pacote para que se prossiga com um curso de nível Certificate I, II, III ou IV.
  • 571 – Schools (Brasil – AL1): A subclasse 571 é destinada ao visto australiano para estudantes inscritos em escolas primárias, secundárias ou em programas de intercâmbio secundário aprovados pelo Ministério da Educação ou pela autoridade do estado ou território administrador do programa.
  • 572 – Vocational Education Program (Brasil – AL2): A subclasse 572 comporta os cursos de vocação profissional dos níveis Certificates I, II, III ou IV (com exceção dos ELICOS), Diploma, Advanced Diploma,  Graduate Certificate e  Graduate Diploma.
  • 573 – Higher Education (Brasil – AL1): Na subclasse 573 encaixam-se os cursos de estudos universitários para visto para estudar na Austrália como Bachelor Degree, Associate Degree, Graduate Certificate, Graduate Diploma ou Mestrados.
  • 574 – Postgraduate Research (Brasil – AL1): A subclasse 574 é destinada a estudantes inscritos em cursos de mestrado de pesquisa ou doutorado.
  • 575 – Non-Award (Brasil – AL1): A subclasse 575 comporta os cursos que não oferecem certificados ou diplomas australianos. Também corresponde a cursos de intercâmbio universitário.

O requerente de Visto de Estudos que se encaixe no Nível de Análise 1 – Assessment Level 1 tem a possibilidade de realizar o trâmite do Visto de Estudos Online.

O visto de estudante australiano pode ser de múltiplas entradas e permitirá a estadia no país pela duração do curso e pelo menos mais um mês para que o aluno possa matricular-se em outro curso ou viajar a lazer.

Confira o passo a passo para o visto australiano para estudantes

Para solicitar o visto para estudar na Austrália é necessário:

  • Ser aceito por uma instituição de ensino.
    1. Entrar em contato com a faculdade ou universidade escolhida.
  • Preencher Formulários.
    1. Preencher atentamente os formulários 157A com foto 3×4 recente colorida e 956A.
  • Fornecer informações pessoais.
    1. Cópia colorida e autenticada das páginas com as informações pessoas do passageiro.
    2. Cópia colorida e autenticada frente e verso da carteira de identidade do passageiro.
  • Disponibilize comprovantes financeiros.
    1. Últimos 3 contracheques, holerites, pró-labores, decore ou rpa, extratos bancários e imposto de renda.
  • Comprovante Escolar e/ou Carta de Licença do Trabalho.
    1. Para comprovar que tem intenção de voltar.

25 dias uteis é o tempo médio de processamento para solicitação do visto para estudar na Austrália.