Primeira Classe vs Classe Executiva. Qual compensa mais?

Início » Passagem aérea promoção » Classe Executiva » Primeira Classe vs Classe Executiva. Qual compensa mais?

Compras até: 28/11/2016 | Voos até: 29/11/2016 (sob disponibilidade da CIA)

Entenda as principais diferenças entre a Classe Executiva e a Primeira Classe.

Qual o tipo de classe de avião compensa mais? Executiva ou Primeira Classe.

Primeira Classe vs Classe Executiva, a eterna dúvida dos passageiros que optam por voar com mais conforto e exclusividade e não se importam em pagar mais por isso. Atualmente, nem todas as companhias aéreas oferecem passagens em Primeira Classe, afinal, além da demanda ser consistentemente menor, a Classe Executiva oferece benefícios similares e vem se modernizando satisfatoriamente.

No entanto, a demanda por este nicho exclusivo existe e faz fomentar a cada dia mais a dúvida: Primeira Classe x Classe Executiva, quais as diferenças e similaridades? Pensando nisso, o Voe Simples reuniu informações esclarecedoras para que nossos leitores entendam de fato o que significa voar pela Primeira Classe ou pela Classe Executiva.

Comparando as vantagens e o custo-benefício, dá para se chegar a uma decisão de qual classe compensa mais baseando-se em atributos que realmente fazem a diferença para você na hora de voar. Confira:

passagens-aereas-executiva-baratas-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-passages-aereas-promocionais-executivas-pais-passagem-promo-executiva-multi-destinos

Conheças as principais características das classes executiva e primeira classe (First Class)

Sabemos bem que tanto a Classe Executiva, quanto a Primeira Classe são dois nichos que não estão disponíveis ao alcance de todos. No entanto, diversos passageiros não poupam esforços (e nem atributos financeiros) para viverem experiências diferenciadas, ainda que seja no simples ato de voar para algum destino.

Para tanto, as companhias aéreas investem pesado nos benefícios, vantagens e diferenciais. Mas para saber qual classe compensa mais voar é importante estar ligado em duas questões básicas: quanto você pode pagar e quais são as suas expectativas?

Se para você os valores não são um problema e você deseja entender mais a fundo a relação Primeira Classe x Classe Executiva, vamos então mergulhar nos detalhes e diferenciais de cada uma dessas classes, destrinchando mais a fundo como funciona o seleto universo das classes de luxo das aeronaves.

Classe Executiva

Quem opta por uma Classe Executiva na hora de voar certamente preza por um serviço de qualidade e conforto durante o trajeto de seu voo. O perfil de passageiros que escolhem essa classe, normalmente, são homens e mulheres executivos a trabalho ou turistas em voos com longa duração.

A Classe Executiva originalmente foi criada para ser um intermediário dentre a Classe Econômica e a Primeira Classe. No entanto, diante do cenário cada vez mais seletivo das passagens aéreas de Primeira Classe, as companhias aéreas vem modernizando e investindo pesado no conceito Classe Executiva.

Diante dos diversos benefícios oferecidos, muitos passageiros de Primeira Classe acabaram migrando para uma versão mais “sofisticada” da Classe Executiva, que oferece vantagens e regalias bem similares e com a vantagem de ofertarem preços menores (não que isso seja um problema para quem voa de first class).

fotos-pontos-turisticos-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-promocao-passagens-aereas-executivas-pais-passagens-aereas-executivas-promo-multi-destinos-03

O que é uma classe executiva?

A Classe Executiva é uma categoria de passagem aérea que oferece melhores padrões de serviços de bordo e facilidades no pré e pós embarque. Viajando de Classe Executiva, o passageiro pode contar com maior espaço e conforto nas poltronas (as tão amadas flatbeds), cardápio que não deixa a desejar em nada em relação aos restaurantes sofisticados, kits amenities com vários mimos, dentre outros benefícios.

A flexibilidade de datas e horários, maior franquia de bagagem e o acesso exclusivo aos melhores lounges vips em aeroportos do mundo todo, também são outras vantagens de se fazer parte do seleto grupo business.

Tipos de classe executiva disponíveis

No geral, existem duas categorias de Classe Executiva: a básica e a premium. No entanto, as companhias aéreas não padronizam os seus benefícios, diferenciando-se em diversas características, agregando ainda mais valor às classes.

A Emirates, por exemplo, oferece 3 categorias de Classe Executiva: Save, Flex e Flex Plus. Já a Delta Airlines oferece as categorias Delta One e Delta Premium Select, duas categorias diferenciadas de business. Para saber qual classe compensa mais, vale avaliar questões como conforto da poltrona e entretenimento a bordo.

fotos-pontos-turisticos-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-promocao-passagens-aereas-executivas-pais-passagens-aereas-executivas-promo-multi-destinos-02
Características da Classe Executiva

A Classe Executiva é escolhida normalmente por quem deseja conforto e comodidade em suas viagens. No entanto, voar pela business atualmente se tornou uma questão de estilo, tamanho são os investimentos das companhias aéreas em sofisticar a experiência de voar.

As características mais comuns ofertadas pelas companhias aéreas que oferecem a Classe Executiva são:

  • Prioridade no embarque e check-in.
  • Lounges vips com serviço de buffet, drinks, acesso gratuito a internet, etc.
  • Franquia extra de bagagem.
  • Embarque exclusivo.
  • Cabines espaçosas em estilo flatbed.
  • Cardápio sofisticado a bordo.
  • Entretenimento individual.
  • Kit amenity, dentre outras.
Preços da Classe Executiva

Toda a regalia e conforto extra tem que ter um preço, não é mesmo? Tanto tem que uma passagem aérea em Classe Executiva pode custar até 7,5 vezes mais do que uma em Classe Econômica, por exemplo.

Obviamente isso vai depender muito da companhia aérea, rota e temporada, mas no geral os preços para se voar em uma business class são bem mais salgados. Confira abaixo:

fotos-pontos-turisticos-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-promocao-passagens-aereas-executivas-pais-passagens-aereas-executivas-promo-multi-destinos-01
Quanto custa viajar de Classe Executiva?

Conforme dissemos, isso vai depender da rota, data da viagem e da companhia aérea escolhida. No entanto, quanto mais vantagens, conforto e exclusividade, maiores são os preços praticados.

As companhias aéreas brasileiras que oferecem voos em Classe Executiva são a LATAM, Azul e Avianca. As passagens aéreas em Classe Executiva por qualquer uma dessas companhias, costumam sair em média de 4 a 5 mil reais para destinos internacionais, como Paris, Nova York e Orlando, por exemplo.

Já voos em Classe Executiva pelas gigantes American Airlines, United e Air France não costumam sair por menos de 10 mil reais. As Classes Executivas mais caras do mundo são a da Qatar Airways, que custa em média 25 mil reais (num voo de Guarulhos a Nova York, por exemplo) e a da Delta Airlines, que custa acima de 18 mil pelo mesmo trajeto.

Mas mesmo para quem não dispõe dessa quantia em mãos, saiba que é possível voar em uma Classe Executiva usando pontos de milhagens acumulados em voos ou em programas de fidelidade de cartões de crédito parceiros.

No Voe Simples, por exemplo, você pode emitir passagens aéreas em Classe Executiva pelas melhores companhias aéreas do mundo! E o melhor é que mesmo se seus pontos de milhagens não forem o suficientes, há ainda a possibilidade de completar o valor em dinheiro ou cartão!

Qual a experiência de viajar na classe executiva?

Viajar em uma Classe Executiva é no geral uma experiência bem satisfatória, ainda para aqueles que já estão acostumados. Quem busca por uma Executiva, normalmente condiciona o sucesso de sua viagem a uma experiência tranquila, relaxante e sem maiores tumultos e filas em aeroportos.

Exclusividade costuma ser uma palavra que define bem as expectativas de quem escolhe a Business. Porém, não há  uma unanimidade entre os passageiros que costumam voar em Classe Executiva, afinal as companhias aéreas diferem muito os benefícios e “regalias” oferecidas. No entanto é consenso que voar em uma Classe Executiva é garantia certa de maior conforto, comodidade e atendimento preferencial.

Primeira Classe (First Class)

A Primeira Classe de uma aeronave é o polo onde o atendimento “vip” não tem limites! Se você ainda tinha dúvidas sobre qual classe compensa mais viajar, a partir de agora pode começar a rever os seus conceitos.

Na Primeira Classe, o serviço consideravelmente superior ao da já sofisticada e exclusiva Classe Executiva, eleva o termo “luxo” a patamares muitas vezes até pitorescos.

Confira abaixo como funciona a seleta categoria First Class e o que esperar viajando pelas melhores companhias aéreas do mundo que oferecem estes serviços:

fotos-pontos-turisticos-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-promocao-passagens-aereas-executivas-pais-passagens-aereas-executivas-promo-multi-destinos-04

O que é Primeira Classe (First Class)?

Descritivamente, a Primeira Classe é uma categoria específica e seleta em um avião, onde os serviços e benefícios são altamente exclusivos e consequentemente, os preços são mais elevados.

A Primeira Classe só existe para voos com longa duração. Cada companhia aérea só costuma oferecer de 8 a 16 lugares reservados para esta categoria. Os aviões utilizados para voos com a Primeira Classe, normalmente são os gigantes da Boeing ou os modernos Airbus.

Apesar dos preços exorbitantes, são poucas as companhias aéreas que oferecem estes serviços. Isso porque, oferecer a Primeira Classe em uma aeronave gera custos elevados, com tantas regalias exóticas.

Tipos de Primeira Classe (First Class) disponíveis

Diferentemente da Classe Executiva, a Primeira Classe não possui classes adjacentes. No entanto, as companhias aéreas costumam diferenciar a oferta de cabines de Primeira Classe com benefícios extras, diferenciando-se das outras companhias.

A Emirates, por exemplo, oferece dois diferenciais em sua Primeira Classe, são eles: Primeira Flex e a Primeira Flex Plus. Na verdade, a diferenciação neste caso acontece apenas no valor de tarifas flexíveis ou não flexíveis, e não em qual classe compensa mais.

fotos-pontos-turisticos-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-promocao-passagens-aereas-executivas-pais-passagens-aereas-executivas-promo-multi-destinos-05
Características da Primeira Classe (First Class)

A eterna dúvida entre Primeira Classe x Classe Executiva acontece muitas vezes pela similaridade dos benefícios de ambas classes. No entanto, podemos pensar assim somente a grosso modo, afinal o universo de peculiaridades que envolvem o mundo “first class” é grande e complexo.

É de consenso geral que a Primeira Classe, a nível de vantagens e benefícios, é a melhor classe de aviões disponível. A total privacidade e o alto nível dos serviços prestados são inigualáveis, ainda para os altos padrões das executivas atuais.

Viajando de Primeira Classe o passageiro tem acesso a:

  • Acesso a área vip nos aeroportos (com direito a massagem antes do voo, restaurantes internacionais, Spa, bares, suítes para descanso e etc).
  • Assentos ergonômicos, confortáveis e modernos (alguns viram camas com direito a lençóis egípcios).
  • Refeições preparadas por chefes renomados.
  • Cardápios com mais de 20 opções de pratos (alguns com champanhe francês e caviar).
  • Entretenimento individual a bordo.
  • Comissários de bordo à sua disposição a qualquer hora do dia ou noite.
  • Kit amenity de marcas famosas.
  • Banheiro espaçoso com chão aquecido.
  • Bar a bordo, dentre outros.
Preços da Primeira Classe (First Class)

Inevitavelmente para se manter altos padrões é necessários altos investimentos. E por consequência disso, uma passagem de avião na Primeira Classe para voos internacionais costuma custar em média de 50 a 60 mil reais na luxuosa Emirates, por exemplo.

Assim como na Executiva, alguns sortudos que costumam viajar muito e possuem bom relacionamento com os respectivos programas de fidelidade das companhias aéreas, podem garantir um upgrade de categoria ou utilizar as suas milhas para abocanhar uma passagem na Primeira Classe.

fotos-pontos-turisticos-multi-destinos-pais-continente-voe-simples-promocao-passagens-aereas-executivas-pais-passagens-aereas-executivas-promo-multi-destinos-06
Quanto custa viajar de Primeira Classe (First Class)?

Depende da companhia aérea escolhida, rota e até da data da viagem. Mas no geral o preço equivale a um carro (e não é popular) ou mais. Em geral, uma passagem aérea em Primeira Classe não sai por menos de 30 mil reais, nas companhias aéreas como American Airlines, Delta e Air France.

Já nas companhias aéreas do Oriente Médio, como a Emirates e a Qatar, o preço é digno de um sheikh. Para voar em cabine exclusiva e desfrutar das delicias de ser paparicado por um batalhão de comissários de bordo, o passageiro deve desembolsar nada menos do que 60 mil reais em média para uma passagem ida e volta para Dubai, por exemplo.

Qual a experiência de viajar na Primeira Classe (First Class)?

O público de passageiros que escolhe a Primeira Classe é constituído em média por empresários, artistas e pessoas de alta classe. A experiência esperada é a de conforto absoluto, relaxamento durante o voo e exclusividade no acesso aos serviços de alto padrão.

Quem adquiri uma passagem aérea em Primeira Classe busca muito mais do que conforto e privacidade, mas sim um estilo de vida, onde ter acesso ao melhor é quase uma exigência.

E então, o que achou sobre nosso post enfatizando as diferenças sobre a Primeira Classe x Classe Executiva? Sabemos que são duas categorias com públicos bem distintos, mas que promovem vantagens similares em matéria de conforto e exclusividade. Fique ligado no site do Voe Simples e confira os melhores conteúdo sobre turismo e passagens aéreas!

CONFIRA OUTRAS DICAS DE CLASSE AÉREA EXECUTIVA

POSTS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por |8 de dezembro de 2016 às 17:11|Classe Executiva|