VISTO DE TURISTA
Todas as pessoas que pretendem fazer uma viagem internacional à passeio, devem ficar atentas com vários detalhes, principalmente quanto ao visto de turista.
Um dos primeiros passos é procurar saber se o destino escolhido exige ou não o visto para turismo e qual o procedimento ideal para ingressar nesses lugares.
Alguns países são bem burocráticos, já em outros é possível entrar somente com o passaporte ou a carteira de identidade. Os governos dos destinos mais procurados pelos brasileiros que vão ao exterior costumam pedir o visto de turismo.
Esse visto de turista nada mais é que uma autorização oficial que permite a entrada de um visitante em um destino estrangeiro por um período limitado de tempo. O documento fornecido pelo consulado do país em questão pode vir carimbado ou anexo ao passaporte.
Saiba que o visto para turismo concedido não é garantia de entrada no país para onde você irá viajar. Quem determina em última instância a entrada, é a autoridade que fica no posto de imigração do país visitado. Normalmente fazem perguntas simples e a maioria dos viajantes seguem tranquilamente.
Regras gerais de visto de turismo
Veja as principais diretrizes e normas gerais as quais você deve ficar atento ao solicitar o visto de turista na maioria dos países que o exigem:
1 – Documentos e providências necessárias do visto para turismo
- Preenchimento de formulários.
- Fotos recentes com fundo branco.
- Passaporte com data de vencimento válida.
- Roteiro de viagem detalhado.
- Seguro de Saúde Internacional.
- Carta-convite, quando houver.
- Comprovante de renda.
- Comprovante de instituições de ensino, quando houver.
- Comprovantes de imóveis e bens em seu nome, quando houver.
- Passagem aérea de ida e de volta.
- Cartões de vacinação, quando necessário.
- Observar validade e duração do visto.
- Decidir o número de entradas necessárias.
- Os requerentes devem anexar nos formulários os documentos solicitados pelo Consulado do país de destino. Cada um tem uma especificidade, mas em geral as informações básicas pessoais, de endereço, de registro de passaporte, sobre roteiros da viagem e empregos são quase sempre solicitadas para o visto de turismo.
- Cada país tem uma exigência específica quanto ao tamanho, cor de fundo e o tipo de papel em que a foto deve ser impressa. É interessante entrar em contato previamente com o consulado ou consultar o site do governo para conhecer as normas para produção das fotografias para o visto de turista.
- Esse documento deve estar com validade mínima de 6 meses. Em grande parte dos países, o visto para turismo é afixado ou carimbado em uma página dentro dele. Mesmo que algumas regiões do mundo não exijam a apresentação do passaporte, o ideal é tirá-lo para adiantar processos futuros.
- Muitos países solicitam um roteiro detalhado da viagem para todo o período de permanência no local, com descrição dos lugares a serem visitados, bem como informações da hospedagem e telefone de contato. É ideal escrever corretamente quais cidades você irá visitar e quantos dias irá ficar em cada uma para pode solicitar o visto de turismo.
- Seguro: Os turistas devem ficar atentos às informações sobre o Seguro de Saúde Internacional de cada país, pois muitos o solicitam para permitir a sua entrada e permanência em seus territórios. Observe sempre se ele cobre a assistência médico-hospitalar por acidente e por enfermidade. Caso vá praticar esportes de risco, cheque se essa cobertura está inclusa e caso negativo, pague pelo adicional.
É um documento que os turistas devem apresentar ao país de destino quando forem visitar parentes ou amigos que residam no local. A carta deverá conter:
- Declaração do propósito da viagem.
- Data de retorno.
- Apresentação pessoal sobre o convidado.
- Apresentação pessoal da pessoa que o está convidando.
- Documentos que comprovem o financiamento da viagem por parte do residente do país de destino, caso aplicável.
- Informações de contato completas, com endereço e telefone da pessoa que o abrigará no exterior.
- Sempre que solicitado pelos países de destinos, você deve apresentar contracheques, declarações do Imposto de Renda ou extratos bancários para demonstrar seus rendimentos e comprovar que possui condições financeiras para bancar a sua viagem e se manter no período solicitado de viagem.
- Tudo que ajude você a comprovar que tem vínculos no país de origem e que não pretende se tornar um imigrante ilegal no país de destino, como comprovantes de escolas, cursos e faculdades deve ser providenciado. O estudante pode apresentar comprovante de matrícula, declaração expedida peça instituição de ensino e até mesmo histórico acadêmico na hora de solicitar o visto de turista.
- Alguns consulados podem exigir a apresentação de comprovante de bens, como imóveis e carros, que ajudarão a comprovar que você pode se manter durante a sua estadia no exterior e que também pretende voltar ao país de origem. Leve os originais e xerox desses documentos e caso não seja você que esteja bancando a viagem, forneça os da pessoa responsável.
- Muitos países exigem a apresentação das passagens aéreas de ida e de volta para aprovar o visto para turismo. Esteja em posse do código de reserva do bilhete eletrônico ou mesmo da passagem em papel emitida pela companhia aérea.
- Alguns destinos internacionais requisitam comprovante de vacinas para determinadas doenças. Então, consulte as regras do país escolhido na hora de solicitar o seu visto de turismo.
- A validade é o período em que seu visto para turismo permanecerá válido. Por exemplo, se um visto é concedido na data 01/2016 e sua expiração corresponde a 01/2018, o período de validade é de 2 anos. Ou seja, a data de validade indica quando o documento irá expirar e a partir de então será necessário realizar uma renovação. A duração do visto é referente ao tempo de passeio máximo em que um turista pode ficar no um país em uma visita.
- Se for concedido um visto de turismo de entradas múltiplas, o turista poderá visitar o país por muitas vezes, enquanto durar a validade da autorização. A entrada dupla é referente à duas entradas e a única só permite ao turista entrar uma vez.
Países que pedem visto de turista x países que não pedem visto para turismo
Muitos países ainda exigem dos brasileiros a autorização com visto turístico para entrarem em suas nações. Confira o top 5 de destinos mais procurados por turistas brasileiros em que o visto para turistas é essencial*:
- Estados Unidos
- Canadá
- Austrália
- Inglaterra (*O visto não é tirado antecipadamente no Brasil, somente na imigração já no local)
- Irlanda (*O visto não é tirado antecipadamente no Brasil, somente na imigração já no local)
2 – Lista de países
Diversos outros países não exigem o visto para turistas brasileiros, sendo necessário somente o passaporte e em alguns casos apenas a carteira de identidade:
- Áustria
- Bahamas
- Bélgica
- Bulgária
- Coréia do Sul
- Croácia
- Dinamarca
- Equador
- Eslováquia
- Eslovênia
- Filipinas
- Finlândia
- Grécia
- Honduras
- Hong Kong
- Hungria
- Islândia
- Israel
- Luxemburgo
- Marrocos
- Malásia
- Namíbia
- Noruega
- Mônaco
- Holanda
- Panamá
- Polônia
- República Tcheca
- Portugal
- Suécia
- San Marino
- Tunísia
- Turquia
- Tailândia
- Vaticano
- Venezuela
- Rússia
- Argentina
- Chile
- Bolívia
- Uruguai
- Colômbia
- Equador
- Peru
- Venezuela
- Paraguai
C – Lista de países que permitem que o brasileiro estude, mesmo com o visto de turismo, em um período de no máximo 3 meses
- África do Sul
- Alemanha
- Costa Rica
- Espanha
- França
- Irlanda
- Itália
- Malta
- Nova Zelândia
- Reino Unido
- Suíça