A primeira etapa da ofensiva começou essa semana e terá caráter educativo.
Confira como isso irá funcionar!
As companhias aéreas brasileiras, GOL, Avianca, Latam e Azul, iniciaram essa semana uma ofensiva contra o embarque de bagagens de mão fora das especificações regulamentares. A iniciativa será feita em duas etapas e conta com a coordenação da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), tendo início já no dia de ontem, quarta-feira (10) de abril.
A primeira etapa tem caráter educativo, informando aos passageiros quais são os padrões das bagagens de mão. O objetivo é reduzir as bagagens fora do padrão despachadas no portão de embarque.
Já na segunda etapa que será a partir de maio, os passageiros com bagagem de mão fora dos padrões terão que retornar ao check-in para despachar a mala. Neste casos, o serviço será cobrado (exceto se a tarifa do cliente permitir o despacho gratuito).
Em nota, a ABEAR informou que essa medida foi implementada devido ao aumento do volume de bagagens de mão. Como o espaço nos compartimentos das cabines são limitados, isso acaba gerando problemas operacionais para as companhias.
Dimensão da bagagem de mão
Atualmente, as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permitem que cada passageiro possa levar gratuitamente uma mala com até 10 kg nos compartimentos dentro da aeronave. Os padrões são: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.
As companhias aéreas utilizarão um gabarito único, desenvolvido pela ABEAR, em acordo com a resolução da ANAC. Vale ressaltar que a compra da bagagem no aeroporto custa até duas vezes mais em relação ao pagamento antecipado. Ou seja, uma bagagem fora dos padrões pode custar bem caro!
Confira a nota da ABEAR na íntegra:
“A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que as empresas estão antecipando o controle das bagagens de mão com o objetivo de diminuir a quantidade de bagagens com medidas irregulares, ou seja, além das medidas permitidas, que chegam até o portão de embarque. Essa é uma operação absolutamente normal, com objetivo de agilizar o embarque. A iniciativa é importante porque houve um aumento no volume de bagagens de mão nas aeronaves desde a implementação da Resolução 400 da ANAC, a partir de março de 2017, quando teve início a criação das tarifas sem despacho de bagagem.
A ABEAR informa também que a campanha conta com um período de orientação aos passageiros, sem cobrar pelo despacho de bagagens de mão nitidamente fora do padrão, durante as duas primeiras semanas da ação em cada aeroporto. Só após este período é que o passageiro será orientado a voltar à área do check in.”
Cronograma de implantação
A fase de advertência começou ontem (dia 10 de abril). Esta ação será realizada em 15 aeroportos do país.
Início 10|04: Curitiba, Campinas, Brasília e Natal.
Início 17|04: Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Belém.
Início 24|04: Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre e Goiânia.