Cartilha tenta ensinar viajantes a se comportar no bairro histórico de Gion, em Kyoto.
Acompanhe maiores detalhes!
Imagine você chegar para vistar uma cidade e ser recebido com uma cartilha de “bons modos”, incomum, não é mesmo? Pois saiba que na charmosa Gion, em Kyoto, turistas recebem cartilhas, guloseimas e lanternas de papel com dicas de como se comportar na região.
Clientes e lojistas reclamaram da superlotação e do comportamento inadequado de visitantes nos últimos anos, apesar das tentativas anteriores de incentivar boas maneiras. O conselho local de Gion decidiu atacar a situação com cortesia
Com o intuito de melhorar a situação, os estudantes da Escola de Design da Universidade Feminina de Kyoto criaram uma cartilha didática e atraente em três idiomas, japonês, chinês e inglês, que foram colocadas em sacolas com guloseimas. A distribuição dos kit´s são feitas por grupos de policiais, estudantes e maiko (aprendizes de gueixas).
As mensagens vão desde pedidos comuns para não se sentar ou fumar na rua, até demandas mais específicas, como a necessidade de pedir autorização antes de tirar selfies com as famosas gueixas de Gion, além de nunca tocá-las sem consentimento.
Há muitas outras recomendações, como deixar sanitários limpos, não furar filas, não cancelar reservas em restaurantes sem antecedência e jogar o lixo em lixeiras. Confira a cartilha completa!
Caso as cartilhas não funcionem...
Caso as sacolas com guloseimas e recomendações de bons modos não funcionem, Quioto estuda também limitar o número de turistas em seus distritos históricos.
A cidade também tem promovido seis locais próximos a Quioto, incluindo o Santuário Fushimi Inari, para estimular o turismo em outras atrações da região sem prejudicar o estilo de vida local.
E então, o que achou da iniciativa da encaradora Quioto? Deixe seu comentário!