Além da Globalia, outras 3 novas companhias low cost podem desembarcar no Brasil!
Confira os detalhes dessa novidade e saiba quais são as chances destas empresas operarem em solo nacional.
Novidade para quem anda com expectativas sobre a entrada de novas companhias low-cost no Brasil: de acordo com o diretor executiva da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Luis Felipe de Oliveira, pelo menos 3 novas companhias de baixo custo estão interessadas em começar a operar voos domésticos no Brasil.
Para quem não está por dentro dessa nova tendência, em maio deste ano, a ANAC cedeu uma licença de operação de voos domésticos no país para o grupo Globalia, que controla a Air Europa. A autorização fez com que o grupo tivesse que abrir uma empresa no Brasil contratando também pilotos e tripulação brasileiras, além de se subordinar às leis nacionais. Vale lembrar que essa foi a 1º companhia aérea internacional a manifestar interesse de constituir empresa com 100% de capital estrangeiro no país.
Ainda de acordo com Luis Felipe Oliveira, uma das questões que mais desperta interesse nas low-costs que andam avaliando o mercado brasileiro é o fim da obrigatoriedade da bagagem despachada. Mas ainda assim, novas empresas interessadas deverão encontrar alguns entraves burocráticos, como por exemplo, o preço do aeroporto, leasing e combustível, que não será mais barato por ser uma companhia low-cost.
Por este motivo, as futuras operações de novas companhias low-costs devem demorar a começar operar no mercado brasileiro. Na avaliação de Oliveira, o processo envolve o arrendamento de novas aeronaves, treinamento de tripulação, contratação de profissionais para base, dentre outras coisas, fazendo com que essa entrada de novas low-costs aconteça de fato a partir de 2020.