Dicas incríveis para curtir um dos melhores roteiros da América do Sul!
Apaixone-se pelos encantos da Patagônia Argentina e confira dicas importantes para sua viagem.
A Patagônia argentina é um dos lugares mais lindos da América do Sul. Suas montanhas, às vezes congeladas e em outros momentos coloridas, formam paisagens que deixa até mesmo o mais exigente dos viajantes de queixo caído!
Com montanhas cobertas de neve, natureza selvagem, lagos, glaciares e animais raros, o destino oferece experiências únicas aos seus visitantes. Independente da época que você decidir fazer uma viagem para a Patagônia, prepare-se para muita aventura, esportes radicais e paisagens de tirar o fôlego.
O que esperar de uma viagem pela Patagônia Argentina
Antes de saber o que conhecer na Patagônia, é bom entender um pouco sobre este destino. A região da Patagônia ocupa uma enorme área do continente sul-americano entre os países do Chile e da Argentina. A parte que corresponde ao lado argentino passa pelas cidades de Neuquén, Chubut, Río Negro, Terra do Fogo e Neuquén, e conta com desertos, estepes áridas e pastagens.
É uma região para quem curte estar diante de paisagens naturais de tirar o fôlego. Ou seja, as atividades e passeios serão em sua maioria ao ar livre. Aliás, os apaixonados por trilha dificilmente se decepcionam com um mochilão por essas bandas.
Também espere gastar longas horas na estrada. Principalmente se sua ideia é viajar apenas por terra. Dependendo do seu roteiro, alguns deslocamentos podem levar mais de quinze horas dentro de um ônibus.
Confira abaixo 6 dicas para tornar a sua viagem inesquecível!
1º Programe-se financeiramente
Como tudo tem um preço, é importante lembra-lo de que este é um dos destinos mais caros da América do Sul. É claro que, como em qualquer lugar, é possível encontrar maneiras para economizar. No entanto, a média de preços de hospedagem e alimentação pode assustar os viajantes mais econômicos. Portanto, programe-se!
2º Saiba qual é a melhor época para visitar a região
A região da Patagônia é fria o ano todo, sendo que a melhor época para conhecê-la é na primavera e no verão, entre os meses de novembro e março. Nesta temporada, os dias são mais longos e as temperaturas são bem mais amenas, proporcionando um clima perfeito para atividades ao ar livre.
Mas se preferir, é possível viajar também no outono e inverno, entre os meses de maio e outubro, que são período mais gelados, mas que garantem experiências únicas aos seus visitantes.
3º Dedique um tempo a planejar o roteiro de viagem
Na região da Patagônia Argentina, aventuras não faltam. No seu roteiro, faça uma caminhada até a Geleira Perito Moreno e o Parque Nacional Los Glaciares, considerado o segundo maior do país.
O Lago Nahuel Huapi é o lugar perfeito para quer andar de caiaque, pescar e, claro, apreciar as mais lindas paisagens da região. Para quem gosta de esportes radicais, não deixe de fazer trekking no Monte Fitz Roy e também no Cerro Chaltén na província de Santa Cruz. Você vai amar!
Embora não estejam localizados no extremo sul, Puerto Madryn, Península Valdés e Trelew são considerados destinos que fazem parte da Patagônia Atlântica – uma região bastante diferente das cidades que estão mais ao sul. Essa é uma zona muito interessante para quem gosta de observar animais marinhos no seu habitat natural.
No entanto, para incluir estes lugares da Patagônia argentina em um mesmo roteiro com destinos mais procurados – como Ushuaia, El Calafate e El Chaltén – é necessário pensar com bastante atenção na logística, além de ter mais tempo livre.
4º Saiba como se locomover entre os destinos da Patagônia
Nem sempre a geografia e os meios de transporte disponíveis andam juntos, principalmente se você voar em parte destes trajetos. As cidades de Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos, de onde saem voos para Buenos Aires e Santiago; mas a maioria dos voos entre destinos na Patagônia opera apenas durante a temporada.
Você pode optar em começar o seu itinerário por uma das três regiões da Patagônia ou fazer uma viagem mais longa pelo destino conectando a região Norte e Sul com um voo entre as cidades que disponibilizam aeroporto. Durante a temporada alta, algumas companhias aéreas oferecem opções de voos domésticos em alguns trechos da Argentina (El Calafate – Trelew, El Calafate – Ushuaia, Trelew – Ushuaia, Trelew – El Calafate, Bariloche – El Calafate).
Quem está viajando para a Patagônia e tem tempo de sobra, é possível se locomover pelas estradas. Mas é necessário saber que as viagens são longas e que as saídas de ônibus não ocorrem com tanta frequência. Dependendo dos destinos há a possibilidade de ter apenas um ônibus por dia.
5º encontre a melhor cotação de passagens aéreas para a Argentina
Já deu para perceber que a Patagônia Argentina é um lugar espetacular e repleto de atrações, não é mesmo? Então, chegou a hora de iniciar as suas pesquisas de passagens aéreas.
Para encontrar os melhores preços, concentre as suas buscas em nosso site que te auxilia a encontrar passagens que cabem no seu bolso. Quer conhecer a deslumbrante Patagônia Argentina gastando pouco? Aqui você pode!