Descubra a lista de países para viajar sem passaporte na América do Sul e aproveite para preparar uma viagem rápida e de bom gosto pelo continente sul americano
Saiba quais países dispensam visto de entrada e apresentação do passaporte brasileiro
Se você está buscando uma viagem internacional que possa ocorrer rapidamente, sem a necessidade de burocracia ou dificuldades, chegou no post certo! Imagina que existem países na América do Sul para onde é possível realizar sua viagem de férias sem a necessidade de passaporte brasileiro?!?!
Isto mesmo! Rápido, simples e sem burocracia. Você pode comprar sua passagem aérea agora e viajar para estes países sem se preocupar em ter passaporte brasileiro. Neste post, você encontra a lista de países para viajar sem passaporte brasileiro na América do Sul. Vamos lá?
Passaporte Brasileiro
O passaporte brasileiro é um documento emitido para pessoas físicas pelo Departamento de Polícia Federal do Brasil, sendo o mesmo necessário para o embarque de destinos internacionais. Recentemente o país viveu um período de crise, onde a emissão de passaportes havia sido suspensa por um intervalo de um mês, devido a uma restrição orçamentária.
Muita gente foi surpreendida pela notícia e segundo a Polícia Federal, o atendimento continuou normalmente para solicitações e entrevistas, gerando uma fila em torno de 175 mil pedidos. A Casa da Moeda, que imprime o documento, informou que a paralisação de quase um mês seria normalizada em cinco semanas, sendo o serviço retomado e normalizado em agosto deste ano.
Para quem não sabe, a validade do passaporte brasileiro é de até dez anos, assim como das Carteiras de Identidade (RG). É necessário solicitar novo documento e pagar a taxa de confecção – R$ 257,25 (setembro/2017), para o passaporte comum (capa na cor azul).
Vamos ver então, a lista de países e mais algumas dicas sobre viagens na América do Sul sem passaporte brasileiro.
Para viajar na América do Sul precisa de passaporte brasileiro?
Para visitar os países vizinhos na América do Sul é preciso passaporte?
Na América do Sul, a maioria dos países dispensa o passaporte brasileiro. Desde 1991, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil são membros do Mercosul, tratado que visa a livre circulação de bens, serviços e harmonizações de tarifas, entre outros benefícios mútuos.
Por isso, brasileiro nato ou naturalizado pode viajar apenas com o RG válido e bem conservado, sem visto ou passaporte. A isenção de visto de permanência é de até 90 dias.
Para saber quais países exigem visto e passaporte, consulte nosso Guia Completo sobre todos os tipos de vistos de internacional.
Documentos brasileiros necessários para viajar na América do Sul
Dispensado o passaporte brasileiro, usa-se a carteira de identidade ou a de motorista?
Países membros da América do Sul que não exigem passaporte brasileiro
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
Sabe-se que as relações internacionais são adaptáveis às circunstâncias e imprevisíveis, daí a importância de buscar informações atualizadas quando for viajar.
Antes de qualquer viagem, consulte o site do consulado do país que pretende ir ou do Itamaraty, para verificar se houveram mudanças na aceitação do passaporte brasileiro na América do Sul.
Passaporte brasileiro nos países da América do Sul
Para visitar os países vizinhos na América do Sul é preciso passaporte?
A necessidade de passaporte nos países da América do Sul varia em alguns países.
Quem está com o passaporte vencido e não quer renovar o documento ou até quem nunca teve passaporte, mas quer realizar uma viagem imediata, tem a possibilidade de conhecer vários países no sul do continente americano.
Verifique os documentos exigidos em cada país:
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Argentina
A Argentina é o segundo país mais visitado da América do Sul e uma de suas maiores economias. No vasto território, há trilhas em belíssimas regiões montanhosas, é possível praticar esportes como o mergulho e a pesca em lagos azuis cintilantes, além da encantadora vastidão da Patagônia que, no inverno, recebe visitantes para a prática do esqui.
Os argentinos adoram as milongas, locais onde se pode assistir a shows de tango, jantar uma comida vegetariana e macrobiótica (jante antes se prefere carnes) e participar de aulas de dança.
O vinho da Milonga La Catedral (Sarmiento 4006) é muito lembrado pelos turistas.
- Documentação necessária: RG - carteira de identidade brasileira.
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Bolívia
Apesar de ser um país cuja infraestrutura não mudou muito nos últimos anos, a Bolívia reúne pontos turísticos exóticos, históricos e culturais interessantes, belas paisagens e montanhas geladas, com boas opções de hotéis e uma vida social agitada.
Muitas agências oferecem passeios em Chacaltaya e Vale de La Luna, já que é possível conhecer os dois num dia só. São lugares realmente fantásticos, mas fique esperto com relação à temperatura: no Chacaltaya use sua melhor roupa de frio, touca, cachecol, meias de lã por baixo das calças e botas impermeáveis.
Vista-se colocando camadas de roupas, pois pela manhã estará muito frio/neve e a tarde será terrivelmente quente. O calor no Vale de La Luna (foto), em geral, fica acima dos 36 graus! Ah!, para a visita a Chacaltaya, leve água ou outra bebida. A subida é cansativa, mas vale cada passo!
- Documentação necessária: RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – fornecido pela ANVISA.
- Localização do Consulado da Bolívia: Rio de Janeiro
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Chile
Já conhece a capital do Chile, a cidade de Santiago? Possuidor de uma geografia diversificada e exótica, como o arrebatador deserto de Atacama ou a Ilha de Páscoa, com seus quinze moais esculpidos em pedras vulcânicas, um roteiro no Chile pode incluir visitas guiadas a grutas incríveis, vulcões e aldeias cerimoniais, passeios de caiaque, snorkeling e mergulho. Excursões às ilhotas da região de Hanga Roa são obrigatórias!
Aproveite a oferta de especialidades gastronômicas locais e pescados, cozidos sob a terra ou sobre pedras vulcânicas, combinados com vinhos brancos chilenos, shows de danças polinésias e o mercado artesanal de produtos feitos em madeira, conchas e corais.
- Documentação necessária: RG.
- Endereço do Consulado do Chile: São Paulo.
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Colômbia
É possível encontrar passagens aéreas e pacotes muito em conta para conhecer de grandes metrópoles a belíssimas praias e montanhas cobertas por uma vegetação nativa deslumbrante.
Dona de um riquíssimo acervo cultural e histórico, praias de águas límpidas e areia clarinha, a Colômbia tem atraído brasileiros, pela boa oferta de hotéis e alimentação disponíveis. Cartagena de Índias (foto), a lindíssima cidade amuralhada que é Patrimônio Histórico da Humanidade, é imperdível.
Há opções para todos os gostos: locais badalados ou mais calmos, a maior floresta tropical do mundo, museus extremamente bem cuidados e muita história pra contar nos caminhos coloniais dessa cultura riquíssima. A conversão cambial é bastante próxima do real.
O povo colombiano é alegre e cativante! A simpatia desse povo está perfeitamente representada pelas palenqueiras, mulheres que vendem frutas, frutos e doces típicos, como o ceviche (mangas cortadas em tiras e temperadas com sal e limão ou pimenta com leite condensado).
- Documentação necessária: RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – fornecido pela ANVISA.
- Localização do Consulado da Colômbia: São Paulo.
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Paraguai
A capital Assunção é um ponto turístico importante. Fundada em 1537 para ser um forte, é o principal porto do país, que não tem saída para o mar.
Edificações bem conservadas retratam momentos históricos relacionados às guerras que marcaram a trajetória do país. O centro histórico é muito visitado e pode ser conhecido em dois dias.
Em Assunção, não deixe de caminhar pela Calle Palma ou pelo microcentro e recorra ao terere – bebida típica feita com o mate e água gelada, para se refrescar durante os dias de calor.
- Documentação necessária: RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – fornecido pela ANVISA.
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Uruguai
Belas praias e cidades históricas, cassinos e um estilo de vida tranquilo. Estabilidade política e econômica. Segurança.
A linda costa, seus balneários e a boa estrutura de estradas e de transportes públicos, tornam o país perfeito para exercitar o ócio criativo. Os principais pontos turísticos São Montevidéo e Punta del Este (foto).
O país todo é lindo, mas dois destinos são obrigatórios: Piriápolis, com seus passeios históricos e ecológicos, muita agitação noturna e um pôr do sol de tirar o fôlego.
Explore dezenas de praias vazias e conheça um modo de vida pra lá de alternativo na península de Cabo Polonio: uma área de reserva, sem internet, asfalto, luz e água encanada, com direito a visita de golfinhos.
- Documentação necessária: RG.
OBS.: O visa uruguaio é de 90 dias, podendo ser estendido por igual período.
Países sem exigência de passaporte brasileiro | Venezuela
O monte Tepuy Kukenán, em Salto Angel, é uma das formações geológicas mais antigas do planeta, com cerca de 2 bilhões de anos.
Belas praias, dezenas de ilhas tranquilas, natureza exuberante em parques nacionais bem cuidados, com cachoeiras que exibem quedas livres de mais de 100 metros de altura!
Desfrute da Cordilheira dos Andes e seus picos espetaculares, com mais de 4000 metros de altura.
Na capital Caracas, a diversidade arquitetônica num cenário de cartão postal, exibe o melhor da cultura caraquenha. São parques, boulevards, igrejas, centros comerciais e passeios e serviços, que encantam e divertem turistas e residentes.
No litoral da província de Falcón, fica um dos lugares mais procurados pelos turistas no Caribe venezuelano: o Parque Nacional Morrocoy, que protege a pequena costa e diversas ilhas quase intocadas.
Procure visitar pelo menos um dos 32 cayos alugando uma embarcação e combine por quanto tempo quer ficar.
Em Cayo Sombrero, belo e popular, é possível fazer mergulho com cilindro e outros esportes. Se busca privacidade, vá durante a semana.
- Documentação necessária: RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – fornecido pela ANVISA.
- Localização do Consulado da Venezuela: São Paulo.
Documentos brasileiros necessários para viajar na América do Sul
Nos países que dispensam o passaporte brasileiro, o documento a ser utilizado é a carteira de identidade (RG). Se houver dúvida sobre a identificação do portador, o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto (art. 1º), possibilidade a ser aplicada ou não, a critério do agente migratório.
E ai? Curtiu? Muita coisa bacana para fazer na América do Sul e se puder ser rápido e fácil, melhor ainda, não? Acompanhe nosso site para saber novidades sobre viagens e turismo. Toda semana publicamos muitas coisas legais para nossos leitores!
Se precisar de passagens, não esquece, conte conosco!