É mais barato viajar de ônibus ou avião?
Saiba como essa resposta pode surpreender você!
Sempre procuramos falar sobre viagens e orientar todo mundo a como viajar de forma mais confortável e barata para os mais diversos destinos. No entanto, sabemos que muitas pessoas ainda dão preferência ao ônibus. Mas será que realmente vale a pena?
Há não muito tempo, viajar era coisa para poucas pessoas devido ao alto preço das passagens. Talvez por esse motivo muitas pessoas sequer consideram a possibilidade de trocar uma longa e cansativa viagem de ônibus interestadual por uma de avião. Porém, em muitos casos as passagens de avião podem sair até mais barata que a de ônibus, com a vantagem de ter muito mais conforto e conseguir fazer o trajeto em muito menos tempo.
Confira o post de hoje e saiba em quais casos vale a pena optar pelas viagens de avião e ainda economizar.
O que vale a pela? ônibus ou avião?
Nos últimos anos viajar de avião vem se tornando cada vez mais popular. Os preços em relação aos cobrados pelas empresas de ônibus têm diminuído e em algumas rotas são bem mais vantajosos, ainda mais se levarmos em conta promoções praticadas com frequência pelas agências e companhias aéreas.
A vantagem de ir de avião é que você tem muito mais conforto e consegue fazer o trajeto em muito menos tempo. Vamos usar São Paulo x Rio de Janeiro como exemplo! A viagem de avião, incluindo embarque e desembarque, leva entre 50 minutos e 1 hora. A viagem de ônibus leva, ao menos, entre 6 e 7 horas. Tudo depende do trânsito!
Em média os valores das tarifas aéreas (ida e volta) são mais baratas que os praticados pelas empresas de ônibus ou apresentam pequena diferença. Analisando o preço médio dos bilhetes de ônibus e de avião das principais rotas domésticas, a primeira coisa que chama a atenção é que esta decisão está intimamente relacionada com a distância percorrida.
O ônibus geralmente é o meio de transporte mais rentável nas rotas com menos de 500 km. No entanto, quando a distância aumenta e os trechos têm mais de 500 km, os preços tendem a aproximar-se e, embora na maioria dos casos os ônibus ainda sejam mais baratos, a relação preço-duração da viagem não pode competir com os aviões. Quem não gostaria de pagar apenas R$ 192 para economizar, praticamente, 19 horas de viagem?
Então, considerando a segurança, o conforto, a rapidez e todas as vantagens mencionadas no começo do artigo, não tenha dúvida ao decidir entre avião ou ônibus: vá voando.