Saiba porque as companhias cobram mais por uma passagem aérea só de ida e economize!
Quem já viajou de avião com certeza já deve ter se deparado com a seguinte situação: companhias aéreas cobrando o mesmo valor ou às vezes até mais por uma passagem aérea só de ida. Apesar de parecer ilógico, este é um dilema muito comum para quem é passageiro frequente! Basta fazer uma simples pesquisa para tirar a prova. Com raras exceções, o preço de uma passagem aérea só de ida costuma ser praticamente o mesmo que o preço de uma viagem de ida e volta.
Basicamente, isso acontece porque as companhias aéreas entendem que você não irá precisar do retorno, ou mesmo que não pretende comprar a passagem de volta com elas. Com a incerteza deste cenário, fica ainda mais complexo para as companhias decidirem sobre a disponibilidade de voos e tripulação neste rota específica. Sendo assim, ao cobrar mais caro por uma passagem aérea só de ida, essas companhias estão na verdade se protegendo de várias eventualidades, inclusive que elas perdessem dinheiro.
Por este motivo, ao fazer uma busca por passagem aérea só de ida é bem provável que você não encontre os valores promocionais, pois as companhias irão disponibilizar apenas as tarifas mais caras. Em alguns casos, a diferença de preço é tão grande que se torna mais vantajoso comprar uma passagem de ida e volta, abandonando o trecho de retorno.
Complexo, não é mesmo? Obviamente você deseja entender o por que isso acontece e como conseguir driblar esse jogo para economizar. Por isso, esse post é pra você!
Como comprar uma passagem aérea só de ida sem pagar mais caro por isso?
A boa notícia é que não são todas as companhias que trabalham dessa mesma forma. A chegada de companhias aéreas low-cost no Brasil também podem mudar consideravelmente o cenário, fomentando a concorrência em diversos aspectos positivos para o consumidor. Além disso, há algumas dicas que podem lhe ajudar a adquirir passagem aérea só de ida sem pagar mais caro por isso!
1 - Pesquise em companhias low-cost
A primeira dica é dar prioridade para companhias low-cost. Pesquisar em companhias aéreas que tenham uma política tarifária flexível para este tipo de passagem também é uma maneira de evitar custos maiores. Vale lembrar que com o interesse de entrada de novas companhias low-cost para o Brasil, a tendência é que o mercado se torne mais amigável para a compra de passagens aérea só de ida para destinos nacionais. Atualmente, a compra em companhias de baixo custo só é possível em voos com destinos internacionais.
Veja também: 3 novas companhias low cost podem desembarcar no Brasil em 2020!
2- Usando as milhas aéreas
Quem faz parte de algum programa de fidelidade ou possui milhagem no cartão de crédito, pode utilizar os seus pontos para conseguir preços melhores na compra de passagem aérea só de ida. Isso porque, a tarifação dos bilhetes é feita por segmento nos programas de milhas, fazendo com que não seja cobrada pontuação adicional para este tipo de resgate.
3- Comprando em agências que emitem passagens aéreas com milhas
Você sabia que mesmo não possuindo milhas aéreas é possível comprar passagens aéreas só de ida com preços melhores? Para isso é necessário utilizar o auxílio de agências de viagem que trabalhem com a emissão de bilhetes com milhas aéreas, como é o caso do Voe Simples. Caso você já possua saldo de milhagens, basta apenas informar a quantidade de milhas que possui e a nossa equipe verificará a possibilidade de emitir a passagem aérea diretamente para você.
Como encontrar passagens aéreas só de ida mais baratas?
Quem acompanha o nosso blog já deve ter visto aqui como encontrar passagens aéreas mais baratas. A lógica deve ser a mesma para a aquisição de passagem aérea só de ida:
- Seja flexível e lembre-se: é mais fácil fazer com que uma viagem se encaixe nas datas promocionais do que ao contrário.
- Crie alerta de preços para receber promoções diretamente em seu e-mail (assine a nossa newsletter).
- Compre com antecedência!
- Busque rotas alternativas. Inevitavelmente, as rotas aéreas mais movimentadas são também as que possuem os voos mais caros.
- Entenda a lógica das passagens aéreas: as companhias vendem as passagens mais procuradas por um valor maior e as menos procuradas por um valor menor. Pensando sob essa perspectiva, um voo no melhor horário custa mais caro que outros voos da mesma companhai aérea, mas em um horário pior.
Vale lembrar que os voos só de ida para destinos nacionais costumam ter preços melhores, sendo mais fácil economizar neste sentido. No caso de passagens aéreas para destinos internacionais, alguns países exigem a apresentação da passagem de volta para quem entra com visto de turista (como Portugal, por exemplo). Fique atendo e evite problemas.