Belém


Localizada na Região Norte do Brasil, Belém está hoje entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do país, sendo considerada inclusive, como um dos melhores destinos de entrada para visitar a Amazônia.

Fundada em 1616, a capital do Pará foi considerada a cidade brasileira mais desenvolvida durante o Ciclo da Borracha, sediando na época um grande número de seringalistas, bancos e diversas instituições importantes.

Hoje a economia de Belém se baseia principalmente em atividades de comércio, serviços e turismo, com empresas de referência nacional instaladas em seus melhores destinos. Conta também com várias indústrias navais, alimentícias, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.

A cidade é uma das mais ricas em cultura e lazer, caracterizando-se pela exuberância de cores, cheiros e sabores em meio às construções históricas, praias, rios, parques e os diversos cartões postais.

Os melhores destinos de Belém podem ser visitados a pé. Em frente à Baía do Guarujá está a Estação das Docas, parada obrigatória que abriga diversos restaurantes e barzinhos com música ao vivo. Outras atrações por perto são: Mercado Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Mangal das Garças, Jardim Botânico e o Parque Emílio Goeldi.

Há também outras opções de passeios por Belém, precisamente no bairro Cidade Velha. O local conta com lindo acervo arquitetônico, herança do período colonial. Para quem curte arquitetura, vale a pena se perder entre os sobrados e casarões, que exibem os mais belos azulejos portugueses em meio a museus e espaços culturais.

No segundo domingo do mês de outubro, é possível conferir um grande evento que se chama Círio de Nazaré, sendo necessário realizar reservas com certa antecedência, pois a capital fica bem cheia e animada.

A festa é uma manifestação religiosa popular e realiza uma procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, considerada padroeira do Pará. O percurso passa pela Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré.

Outubro também é o mês que se encerra o período de secas e começa a época chuvosa, apesar do forte calor que ronda a cidade durante o ano inteiro. Entre dezembro à abril, o índice pluviométrico é maior na cidade, mas nada que atrapalhe o passeio pelos melhores pontos turísticos.

Independente da estação que você resolva fazer a sua viagem, a gama de atrações será sempre grande, inclusive quando se diz respeito à gastronomia.

Boa mesa não falta na capital paraense, que reúne de restaurantes renomados a barraquinhas de rua, servindo comidas típicas do local, como: pato no tucupi (goma de mandioca), tacacá (caldo feito com tucupi, e jambu), cupuaçu, muruci, bacuri, pupunha e o famoso açaí com tapioca.

Os melhores destinos gastronômicos de Belém estão no Centro e nos bairros Umarizal, Nazaré e Cidade Velha, bem como em vários estabelecimentos turísticos incluindo a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Casa das Onze Janelas.

Quem curte uma feirinha, indicamos o mercado Ver-o-peso que abriga várias barracas que vendem frutas, peixes, ervas medicinais, temperos, doces e essências que você só encontra por lá!

Continue acompanhando o nosso Guia de Destinos Voe Simples e fique por dentro das melhores dicas da cidade! Em nosso próximo bloco iremos falar sobre as melhores datas para você visitar Belém do Pará!

Fotos | Belém



Você também pode se interessar por outros destinos |