Confira como estão as previsões de retoma de voos internacionais em diferentes países.
Após suspender a entrada em seus territórios, alguns países começam a se preparar para a reabertura de fronteiras. Algumas companhias aéreas já planejam retomar voos para o Brasil a partir desse mês, o que deve ajudar na normalização do cenário e o planejamento de próximas viagens.
Ainda não é possível ter certeza de prazos concretos, tendo em vista que a retomada dos voos dependerá de decisões dos governos sobre reabertura de fronteiras, além das permissões para viagens internacionais.
Confira o que está sendo feito por enquanto nos principais países em relação às restrições de viagem
África do Sul
Os voos para a África do Sul continuam suspensos, no entanto, o governo planeja flexibilizar as restrições.
Alemanha
A Alemanha permanece com as fronteiras fechadas, exceto para: cidadãos alemães, portadores de visto de residência permanente, passageiros em trânsito ou aqueles que possam comprovar vínculos familiares/profissionais no país.
Argentina
Por enquanto, a quarentena na Argentina segue estendida até 24 de maio, com chances de ser prorrogada novamente.
Austrália
A entrada de passageiros na Austrália continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.
Bolívia
A Bolívia segue com as fronteiras fechadas aos viajantes, sem previsão de reabertura.
Canadá
A entrada de passageiros no Canadá continua suspensa, exceto para cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas. No entanto, a companhia canadense Air Canada pretende retomar seus voos de Toronto para São Paulo em 1° de junho, com três frequências semanais.
Catar
A Qatar Airways reduziu a frequência na rota de Doha para São Paulo de 7 para 4 voos semanais até 1º de junho.
Coreia do Sul
A isenção de visto para mais de 90 nacionalidades foi suspensa.
Emirados Árabes
A retomada dos voos da Emirates de Dubai para São Paulo está prevista para 2 de julho, com frequência de quatro vezes na semana, e 14 de julho com frequência diária.
Espanha
A entrada de estrangeiros permanece proibida na Espanha, exceto para passageiros vindos da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares ou humanitários.
Estados Unidos
Ainda é permitida a entrada de residentes permanentes legais e familiares mais imediatos de cidadãos dos EUA. A reabertura acontecerá em fases, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e do governo.
França
As fronteiras da França permanecem fechadas para nacionais de fora da União Europeia, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas. A Air France planeja retomar seus voos de Paris para o Rio de Janeiro a partir de 18 de junho.
Irlanda
A Irlanda não fechou as fronteiras, mas exige que todos os passageiros recém-chegados sejam encaminhados para quarentena domiciliar por 14 dias.
Itália
O presidente do Conselho Nacional de Turismo da Itália (ENIT), Giorgio Palmucci, disse que a Itália não fechará aos turistas este ano. No entanto, os voos do Brasil para a Itália no mês de junho foram suspensos.
Japão
O Japão restringiu a entrada de passageiros que estiveram nos últimos 14 dias em diversos países em todos os continentes, incluindo o Brasil.
México
Destinos populares do Caribe, como as praias de Cancún e Playa del Carmen, estão se preparando para a reabertura dos hotéis na primeira semana de junho. Os voos da AeroMexico para São Paulo foram retomados desde 1º de maio, com frequência de duas vezes na semana.
Portugal
A companhia portuguesa TAP pretende retornar suas operações no Brasil de forma gradual a partir do dia 21 de maio operando voos para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Por enquanto a entrada de passageiros permanece restrita em Portugal, exceto para os que vêm da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares.
República Dominicana
Todos os voos para o país, famoso por destinos como Punta Cana, estão suspensos e sem data definida para retornar.