Entenda como proceder em casos de atrasos e cancelamentos de voos

Conheça quais são os direitos e deveres dos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos

Quando vamos viajar, é difícil não ser tomado de ansiedade e excitação. É por isso que quando ocorrem atrasos e cancelamentos de voos os passageiros ficam tão chateados. Porém, os atrasos e cancelamentos de voos são mais comuns e frequentes do que se imagina.

Condições climáticas desfavoráveis e manutenção de aeronaves são alguns dos motivos que podem causar atrasos e cancelamentos de voos nacionais e internacionais. Conhecer seus direitos nesses casos, portanto, é fundamental para evitar maiores transtornos.

ATRASOS DE VOOS

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Quais os tipos de atrasos de voos

Os atrasos e cancelamentos de voos se dão por diversas razões. Citamos aqui as principais para que você esteja atento e saiba posteriormente como portar e lidar com eles.

Condições climáticas desfavoráveis

Esta é a causa mais comum para atrasos e cancelamentos de voos no Brasil e no exterior. O excesso de chuva, neve ou temporais podem fazer com que o uso da pista se torne restrito, devido ao grau de periculosidade, gerando os atrasos e cancelamentos de vôos. Não somente as condições no aeroporto de partida influenciam no atrasos e cancelamentos de voos, como também no aeroporto de destino. Isso pode demandar um espaço maior de tempo entre as decolagens e pousos.

Ausência de pilotos ou comissários

Pode acontecer de algum funcionário da tripulação faltar ou se ausentar por um período maior de tempo, por estar num voo atrasado ou por não ter ido ao trabalho. Não é comum, mas pode gerar os atrasos e cancelamentos de voos, por mais preparadas que as empresas aéreas sejam.

Manutenção imprevista no avião

Muitas vezes, por mudanças bruscas nas condições climáticas, as aeronaves sofrem pequenos danos que devem ser reparados. Alguns imprevistos como estouro de pneus ou pedaços de gelo nas turbinas podem demandar manutenções de última hora e, consequentemente, gerando atrasos e cancelamentos de voos.

Excesso ou falta de passageiros

Um voo com muitos passageiros certamente sofre atrasos na hora do embarque e despache de bagagens, porém o contrário também pode gerar atrasos e cancelamentos de voos. Quando um voo tem um volume baixo de passageiros, a empresa aérea pode decidir por realocar os passageiros num outro voo mais tarde ou em outro dia.

Como proceder em casos de atrasos de voos?

Em casos de atrasos de voo, o passageiro deve sempre estar atento às novas chamadas, que podem ser feitas por áudio ou através dos painéis alocados por todo o aeroporto.

Os voos podem ser rapidamente remarcados, portanto é imprescindível que o passageiro esteja sempre atento e em contato com a companhia aérea.

Em casos de atrasos de voos, os passageiros devem prontamente exigir os direitos que lhe são cabidos por lei.

Quais os direitos dos passageiros em casos de atrasos de voos?

Quando se trata de atrasos de voos, o passageiro que está presente no aeroporto tem direito à assistência material, meios de comunicação, acomodação e alimentação fornecidos pela sua companhia aérea.

A seguir, listamos os períodos de atraso e os direitos reservados a partir de cada um deles.

  • Atraso a partir de 1 hora: acesso à comunicação em geral, como internet e telefones.
  • Atraso a partir de 2 horas: alimentação, lanches e bebidas.
  • Atraso a partir de 4 horas: acomodação e hospedagem e transporte do aeroporto até o local de hospedagem.
  • Atraso superior a 4 horas: o passageiro pode solicitar o reembolso pela passagem aérea, além de toda a assistência material durante o período de espera.

CANCELAMENTOS DE VOOS

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Quais os tipos de cancelamentos de voos?

Os cancelamentos de voos ocorrem basicamente pelas mesmas razões dos atrasos. Quando as condições climáticas não parecem favoráveis ou são extremas, por exemplo, a companhia prefere zelar pela qualidade e segurança dos passageiros, cancelando o voo.

Caso ocorra problemas na aeronave e a empresa aérea não dispor de um avião reserva, os vôos também podem ser cancelados.

Como proceder em casos de cancelamentos de voos?

As empresas aéreas devem obrigatoriamente manter os passageiros informados sobre qualquer alteração em seu voo. Em casos de cancelamento de voos ligue ou compareça ao guichê da companhia o quanto antes para estar a par da situação e exigir seus direitos assegurados por lei.

Quais os direitos dos passageiros em casos de cancelamentos de voos?

Em casos de cancelamentos de voos, os passageiros podem tomar as seguintes medidas junto à companhia aérea correspondente:

  • Remarcar o seu voo de acordo com o que for mais adequado ao passageiro, sem custo adicional.
  • Exigir o reembolso do valor integral da passagem.
  • Ser alocado num voo de outra companhia aérea. Sim, é possível, ainda que as empresas não ofereçam esta opção de imediato. Custa caro para as empresas acomodar os passageiros em voos de outra companhia, em casos de cancelamento, mas é um direito assegurado por lei.
  • Ser acomodado no próximo voo para o seu destino da mesma empresa, sem custos adicionais.

Outros direitos dos passageiros em voos nacionais e internacionais

Em casos de atrasos e cancelamentos de voos internacionais, os direitos já mencionados acima prevalecem, sem alteração. O que acontece é que, em muitos voos nacionais e internacionais, ocorrem escalas em outros aeroportos. Nesse caso, o passageiro tem por direito:

  • Receber o reembolso integral da passagem e voltar ao aeroporto de origem, sem custos adicionais, e com direito à assistência material da empresa (acomodação, alimentação e comunicação).

Se você desejar realizar cancelamentos de passagens compradas diretamente em Companhias Aéreas, basta ligar para o SAC da própria CIA aérea em que ocorreu a compra e solicitar o serviço. Para saber o telefone das CIAS, visite nossa página de CIAS Aéreas.

Caso deseja realizar o cancelamento de passagens COMPRADAS DIRETAMENTE E SOMENTE COM A VOE SIMPLES, utilize nossos formulários de cancelamento.

Observação importante: não realizamos o cancelamento e a alteração de bilhetes que não tenham sido adquiridos através da Voe Simples.

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