INFORMAÇÕES SOBRE VISTO DE TURISTA PARA A CHINA
Todos os viajantes que desejarem passar um período de passeio na China para realizarem roteiros turísticos ou visitar familiares e amigos, devem passar pelo processo de obtenção do visto de turista chinês.
O planejamento para a retirada do visto de turismo para a China deve levar em conta a data em que o viajante deseja entrar no país, tendo em vista que após a emissão do visto chinês você terá no máximo 90 dias para realizar a sua viagem e entrar no país (no caso de uma entrada).
A validade do visto de turista para a China é de 3 meses para uma entrada, 6 meses para 2 entradas e entre 6 e 12 meses para múltiplas entradas.
Todos os viajantes que vão a turismo devem entregar pessoalmente à embaixada da China ou em um dos consulados, o formulário on-line preenchido, bem como todos os documentos solicitados.
Geralmente não é obrigatória a presença da pessoa que vai entregar os documentos, mas em certas ocasiões, a entrevista para concessão do visto de turista chinês é necessária.
O tempo de espera para receber o retorno do passaporte e o visto de turismo para a China costuma ser rápido, cerca de 4 dias úteis. Você também deve comparecer até o local para retirá-los.
O oficial do consulado ou embaixada que decidirá de acordo com as circunstâncias apresentadas, se o turista terá ou não o visto de turista para a China concedido, bem como determinará o prazo de validade, o seu tempo de permanência e o número de entradas no país.
Lembre-se de solicitar o visto L para turismo comum (à passeio) e o visto Q2 caso for visitar alguém na China.
Providencie a Carta Convite do morador que esteja em território chinês, caso for visitá-lo, com cópia dos documentos de identidade do mesmo, do seu passaporte e do seu visto válido de permanência no país.
Confira o passo a passo para solicitar o visto de turista Chinês:
- Preencher o formulário
- Preencha o formulário de pedido de visto de turista para a China, com as respostas digitadas, ou manuscritas com letras maiúsculas.
- Forneça informações pessoais.
- Disponibilize os dados sobre a sua viagem.
- Selecione o número de entradas pretendidas.
- Especifique as datas de ida e de volta.
- Coloque o nome de quem custeará a sua estadia.
- Esclareça sobre o seu histórico de saúde.
- Pagar a taxa
- O solicitante do visto de turista para a China deverá pagar [ACF=R$ 160, 00] (para uma única entrada válida por 3 meses) a [ACF=R$ 480,00] (múltiplas entradas com validade de 12 meses). Se quiser fazer uma consulta no consulado utilize o link: http://saopaulo.china-consulate.org/pl/lsqw/t778508.htm
- Providencie documentos
- Materiais indispensáveis para a solicitação de visto de turista chinês devem ser providenciados, como voucher do hotel, reservas de passagens aéreas, entre outros que citaremos mais abaixo.
- Escolha o Consulado ou Embaixada
- Você pode optar pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília para entregar os seus documentos e solicitar o visto de turismo para a China.
- Dica Voe Simples
- Cadastre-se com atenção para não errar nenhuma etapa do visto de turista para a China.
O prazo de espera para ter a resposta sobre a concessão do visto de turista chinês é de 4 dias úteis.
Lista dos documentos que serão solicitados:
- Formulário de solicitação de visto de turismo para a China
- Comprovante de renda (extratos bancários dos últimos três meses e uma declaração da empresa em que trabalha).
- Passagem aérea comprada (cópia das passagens de ida e volta).
- Documento de reserva do hotel.
- Uma foto 3×4 recente com fundo branco.
- Roteiro da viagem (cidades que vai passar, atrações que vai conhecer).
- Cópia do passaporte.
- Comprovante de residência.
Confira os endereços da Embaixada e dos Consulados da China aqui no Brasil:
- Embaixada da República Popular da China no Brasil SES-Av. Das Nações, Quadra 813, Lote 51 Brasília – DF Tel: (61) 2195-8200
- Consulado Geral da República Popular da China Rua Estados Unidos, 1.071, Jardim América São Paulo – SP Tel: (11) 3082-9877
3891-1282
Quanto às vacinas, aconselha-se a de Febre Amarela para os cidadãos brasileiros que viajem para o território chinês após terem conseguido a concessão do visto para a China.
Os turistas que vão para a Região Administrativa Especial de Hong Kong e Macau não necessitam de visto chinês, caso a permanência seja inferior a 90 dias.