TUDO SOBRE VISTO DE INVESTIDOR

O investidor estrangeiro deve atender aos requisitos do país em que deseja solicitar um visto para investidor, comprovando que possui a quantidade de capital mínima exigida e apresentar um plano de investimento adequado com as normas estipuladas.

Normalmente os países disponibilizam duas áreas para investimentos, uma em pólos econômicos importantes e outra em áreas rurais ou menos ativas economicamente. A primeira costuma ter valores mais altos de investimentos financeiros exigidos para o visto de investidor e a segunda oferece condições melhores no que diz respeito ao preço mínimo solicitado pelo Estado para essa prática.

O investidor estrangeiro pode fazer uma aplicação em uma entidade empresarial comercial com fins lucrativos do país de destino que pode ser em forma de dinheiro, inventário, equipamentos, bens tangíveis, entre outros.

Imigrantes empreendedores podem normalmente fazer uma transferência de capitais com valores mínimos solicitados, criar postos de trabalhos e adquirir bens imóveis com preços mínimos estipulados.

Aquele que solicita um visto para investidor deve criar um número de vagas de trabalho em tempo integral na região escolhida pelo período de tempo estipulado pelo governo local. A partir daí será possível receber uma permissão para que ele fique no país por esse prazo e após o mesmo, deve provar à imigração que o valor do investimento ainda está sendo aplicado naquele negócio e que os empregos exigidos foram criados.

Muitos países também estimulam a entrada de investidor estrangeiro e fornecem um visto de investidor para empresários de startups que queiram estabelecer os seus negócios por lá, desde que cumpram todas as regras. Isso é bom para a recuperação econômica de nações através de um capital vindo de fora.

Alguns governos já permitem que os investidores entrem em seus países e tentem arrecadar fundos para começar o negócio, antes mesmo de iniciarem o processo de solicitação de visto para investidor.

Os benefícios para quem quer investir em outra pátria aumentam de acordo com a quantidade de dinheiro que o investidor pretende injetar na economia estrangeira. Alguns recebem por exemplo, maior flexibilidade para entrar e sair do país.

Após a obtenção do visto de investidor, o empreendedor que realizou o investimento designado poderá trazer a sua família para acompanhá-lo, tendo eles o direito de estudo e trabalho. Após normalmente 5 anos, é possível requerer um visto de residência permanente.

Regras gerais de visto para investidor

Os investidores tem que seguir todas as regras para poder entrar nos países como empreendedores e preencher adequadamente todos os requerimentos solicitados.

1 – Documentos e providências necessárias

A – Passaporte válido
  • Obtenha um passaporte com data válida e que não esteja expirando. Consulte as regras de cada governo para ter esse documento em dia ao solicitar o visto de investidor.
B – Preencher formulário
  • Preencha o formulário de petição para imigrantes empreendedores com muita atenção. Vale a ajuda de um advogado para que todas as informações sejam preenchidas o mais corretamente possível.
C – Comprovar que não possui antecedentes criminais
  • Providencia uma solicitação de atestado de antecedentes para comprovar a inexistência de pendências jurídico-criminais. Os países só aceitam o pedido de visto para investidor quando você está quite com a justiça.
D – Transferir fundos de investimentos
  • O requerente deve realizar um investimento mínimo que varia de acordo com cada local, em uma empresa do país solicitado.
E – Declaração da instituição financeira atestando a transferência de capitais
  • Declaração da empresa a qual o investimento foi feito, declarando a transferência efetiva do capital mínimo exigido para os fins solicitados.
F – Aguardar período de aprovação
  • Cada país possui um prazo para que a sua solicitação de visto de investidor seja ou não aceita. Normalmente são alguns meses, por isso ter paciência é imprescindível.

Países que pedem visto de investidor x países que não pedem visto de investidor

Brasileiros ainda não estão autorizados a entrar nos países estrangeiros sem um visto para investidor quando querem se tornar empreendedores daquelas regiões. Por isso, citaremos os países que são os preferidos dos investidores brasileiros.

1. Lista de países mais procurados por investidores brasileiros