Guia de Viagem para Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais

Início » Passagem aérea promoção » Destinos & Viagens » Guia de Viagem para Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais

Melhores Destinos para semana santa

Confira o guia de viagens com dicas de viagem para a semana santa nas cidades históricas mineiras

Passado todo o burburinho do natal é hora de começar a se preparar para mais um feriadão prolongado. E adivinha? Este vai ser ideal para viajar e tirar aquele descanso merecido! O feriado de semana santa 2017 é a oportunidade perfeita para tirar uma folguinha e conhecer novos lugares. E para tornar esses dias perfeitos, escolher o destino certo é essencial.

Pensando nisso, o Voe Simples montou uma lista de roteiros perfeitos para quem quer viver uma experiência diferenciada: as cidades históricas mineiras! Estrada Real, arquitetura barroca, construções seculares, tradição, cultura e paisagens de tirar o fôlego é o que você vai encontra na terra das montanhas.

Então fique ligado em nosso post e confira os melhores destinos para curtir a semana santa 2017 nas cidades históricas de Minas Gerais. Nós preparamos sugestões incríveis e promoções imperdíveis saindo de diversas cidades do Brasil para a capital mineira, Belo Horizonte, ponto de partida para todos os destinos sugeridos abaixo.

Confira o guia de viagens da Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

A semana santa é um feriado religioso que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. É chamada semana santa porque começa no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, que acontece no próximo domingo, o de Páscoa. Este ano, o feriado de semana santa 2017 vai cair em uma sexta-feira, proporcionando a famosa “emenda” que faz a alegria dos brasileiros.

Nesta época do ano, as cidades históricas mineiras se transformam, realizando diversas manifestações de fé e homenagens simbólicas à paixão de Cristo. Por este motivo, a semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais é uma das épocas que mais atraem romeiros e devotos às igrejas e templos religiosos históricos de Minas.

Aproveitar a semana santa 2017 nas cidades históricas de Minas Gerais é também garantia certa de descanso e experiências diferenciadas. Já ouviu o ditado popular “em Minas não tem mar, mas tem bar”? Pois é pura verdade, mas não só bar. Tem cachoeiras, rios, montanhas, paisagens serranas, muito verde, comida de primeira e uma hospitalidade sem igual!

Confira os melhores destinos para curtir a semana santa 2017 nas cidades históricas mineiras:

Guia de Viagens da Semana Santa 2017 nas cidades históricas de Minas Gerais | Belo Horizonte

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

Belo Horizonte, apesar de toda pompa de metrópole, não perde a essência e o charmoso jeitinho mineiro de ser. A cidade é urbana, repleta de prédios enormes e arquitetura moderna, mas ao mesmo tempo é bucólica, cheia de tradições e paisagens de tirar o fôlego! Beagá literalmente faz valer o título e ostenta um horizonte belíssimo.

A capital mineira é o ponto de partida para a maioria das cidades históricas mineiras, sendo assim, incremente a sua viagem de semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais e tire um tempinho para conhecer também alguns dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte.

Estando por lá, não deixe de dar um pulinho no famoso Parque Américo Renné Giannetti, ou só Parque Municipal como é conhecido. Localizado em meio ao centro da cidade, o parque é um refugio natural com lago, peixes, muitas árvores e até brinquedos. Ideal para quem vai com crianças.

A Praça da Liberdade é outro ponto que não deve passar batido. Bucólica e muito bem preservada, a praça faz parte do circuito cultural de BH e em seus arredores estão vários prédios históricos famosos em estilo neoclássico, como o Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais e o suntuoso Palácio da Liberdade.

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

Pra fechar com chave de ouro a sua passadinha pela capital mineira na semana santa 2017, não deixe de visitar o Mercado Central de BH. O espaço mais democrático de Belo Horizonte, abriga mais de 400 lojas onde você poderá encontrar de tudo um pouco, desde bebidas artesanais, temperos, artesanato, compotas de conservas e é claro, os deliciosos queijos Minas.

Guia de Viagens da Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais | Ouro Preto

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

Ouro Preto é uma das cidades históricas mineiras mais conhecidas internacionalmente. Famosa por suas ruelas de pedra, ladeiras, igrejas e casarões, a cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. Por este motivo, Ouro Preto foi condecorada com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.

Escolhendo passar a semana santa 2017 por lá, prepare-se para um verdadeiro show de história e cultura, numa religiosidade explicita e atrelada as raízes do povo ouro-pretano.

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

A celebração dos mistérios da paixão de Cristo, mais a dramatização de sua morte e ressurreição, são eventos aguardados e que atraem fiéis de todos os cantos do país. O tradicional tapete de flores que se estende da Igreja de São Francisco de Assis até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, é uma das maiores atrações das solenidades da semana santa 2017.

Fora do circuito religioso, há também diversas atividades para aproveitar a atmosfera única da cidade. Que tal bater perna pelo centro histórico e apreciar as obras de arte barrocas de Ouro Preto?

Por toda a extensão do centro estão espalhados igrejas e museus, exibindo riqueza de detalhes no estilo barroco brasileiro. Não deixe de visitar a obra prima do famoso arquiteto Aleijadinho, a Igreja São Francisco de Assis, considerada como a segunda igreja mais rica de Minas Gerais.

Guia de Viagens da Semana Santa 2017 nas cidades históricas de Minas Gerais | Mariana

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

Mariana é a mais antiga cidade de Minas Gerais e como tal, não poderia deixar de ter seus encantos e fascínios. A cidade preserva com primor a arquitetura colonial típica do século 18, enfeitando o cenário histórico de relíquias barrocas. Escolher Mariana para curtir o feriado de semana santa 2017 é garantia certa de imersão cultural, passeios bucólicos e experiências únicas!

O roteiro para a semana santa 2017 na cidade segue com diversas manifestações religiosas, visitas a igrejas e celebrações da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Assim como em Ouro Preto, Mariana também segue a tradição dos longos tapetes de flores e serragens, no entanto as missas e celebrações possuem características próprias, como a medieval Ofício das Trevas, na Paroquia Nossa Senhora de Assunção.

Fora do circuito da semana santa 2017, sugerimos a você um passeio pelo Centro histórico da cidade. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é a Praça Minas Gerais, um dos mais belos exemplos do urbanismo barroco no Brasil.

No Centro da praça pode-se observar também o Pelourinho, onde os criminosos em geral eram castigados. O monumento era considerado como um dos símbolos do poder do estado antigamente e lhe renderá no mínimo lindas fotos!

Guia de Viagens da Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais | São João del Rei

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

São João Del Rei é uma das cidades históricas mineiras mais conhecidas do circuito da Estrada Real. O berço da história do Brasil colônia continua vivido na cidade, ostentando casarões e belos sobrados históricos.

O estanho é o metal nobre mais comum da região, por dar forma a jóias e objetos de decoração, no entanto, a grande pepita de São João Del Rei é mesmo a suntuosa Igreja de São Francisco de Assis. Localizada em meio a uma praça ornamentada de palmeiras imperiais, a igreja exibe detalhes únicos e altares dourados. O lustre de cristal Bacarat e a porta em pedra-sabão dão o toque especial.

A celebração da semana santa 2017 em São João Del Rei é tradicional e uma das mais famosas das cidades históricas mineiras. Turistas de todos os cantos do Brasil costumam encher a cidade para a celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

A programação da semana conta com missas, procissões, encenações e orquestras seculares. E para curtir ainda mais a semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais, não deixe de fazer o passeio de Maria-Fumaça que parte de São João diretamente para Tiradentes. O percurso é curto, dura cerca de meia hora, mas descortina paisagens de tirar o fôlego na Serra de São José.

Outro programa imperdível em São João é experimentar um pouquinho da culinária local. Feijão tropeiro, lombinho, frango com quiabo e diversas outras delícias mineiras preparadas no fogão a lenha, farão aguçar qualquer paladar, até mesmo dos mais exigentes.

Uma excelente opção para provar a comida típica na cidade é o Restaurante Villeiros, um antigo casarão do século 19 decorado com móveis antigos e repleto de artesanato local como decoração. O restaurante possui ainda um charmoso jardim ao ar livre e um chafariz. Vale lembrar que a comida é o grande atrativo do local, a decoração só o deixa ainda mais especial!

Guia de Viagens da Semana Santa 2017 nas cidades históricas de Minas Gerais | Tiradentes

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

Mesmo sem a suntuosidade barroca de São João Del Rei e Ouro Preto, Tiradentes é uma das mais charmosas cidades históricas mineiras. O preservado conjunto de casarios do século 18 abrigam pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e antiquários. O cenário é tão encantador que já serviu de locação até para filmes, seriados e novelas.

No quesito semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais, Tiradentes não faz feio. As celebrações que representam a paixão de Cristo tem início no começo da semana e só terminam no domingo de Ramos. Com mais de três séculos de tradição, os eventos marcam a fé a devoção católica da região, atraindo turistas e romeiros de várias partes do Brasil.

Fora do circuito religioso, aproveite a folga para conhecer a cidade um pouquinho. O melhor lugar para entender a essência de Tiradentes é o Centro Histórico. Além de apreciar o belo casario a pé ou de charrete, você poderá ter acesso aos belos cenários barrocos como o Chafariz de São José, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Matriz de Santo Antônio e outras diversas atrações. Aproveite para conhecer as lojinhas de artesanato local na Rua Direita e rua da Câmara, a diversidade de objetos simbólicos da região é grande!

Outra atividade aclamada por quem visita a região é o trekking pelas montanhas e mirantes da região. O ponto mais famosos para a prática deste esporte é a Serra de São José, a 1.260 metros de altitude e com uma vista privilegiada de toda a região de Tiradentes.

Existem também trilhas com caminhadas de 2 a 5 horas que levam a áreas de proteção ambiental. Por lá é possível apreciar um pouco da flora nativa, além de diversos resquícios da história dos escravos pelo caminho. Passeio bacana, cultural e repleto de história, vale a pena fazer!

Guia de Viagens da Semana Santa 2017 nas cidades históricas de Minas Gerais | Diamantina

Guia Semana Santa Cidades Historicas Minas Gerais

Diamantina, antigo Arraial do Tejuco, ficou famosa no século 18 pela descoberta de pedras preciosas em sua região. Atualmente, Diamantina ainda é uma das mais conhecidas cidades históricas mineiras, muito disso se deve a suas personalidades, como Chica da Silva e o presidente Juscelino Kubsticheck.

A cidade também foi considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade e se revelou ao mundo como uma região intocada, formada por casario colonial, igrejas, ruas de pedra e paisagens deslumbrantes.

E quem optar pela cidade para aproveitar o feriado de Semana Santa 2017, vai se deparar com uma cidade que se prepara belíssimas celebrações para representar os últimos momentos de Cristo até sua ressurreição.

As missas são celebradas na Paróquia Santo Antônio da Sé, oferecendo uma programação especial que mistura religiosidade, tradição e cultura, atraindo pessoas de todos os cantos do Brasil.

Mas muito além do circuito de celebrações da semana santa 2017, a cidade de Diamantina oferece também um circuito de atrações naturais e turísticas de tirar o chapéu, incluindo cachoeiras, trilhas, centro histórico e um conjunto arquitetônico invejável.

Como sugestão de passeio, tire ao menos um dia para curtir as cachoeiras, em especial a Cachoeira Três Quedas, com uma queda de 70 metros de altura. A Casa da Glória, cartão postal de Diamantina, também merece entrar nesse roteiro. O espaço é aberto para visitação e apresenta um rico acervo com mapas geológicos, fotografias e pedras preciosas em exposição.

Bom, chegamos ao fim de nosso guia de sugestões de roteiros para a semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais. Como você pode perceber, tradição, cultura e atrativos turísticos incríveis são o que não faltam nas cidades históricas mineiras. Confira de perto o que  os caminhos da Estrada Real revelam para você neste feriadão de semana santa 2017!

CONHEÇA OUTROS GUIAS DE VIAGENS NO VOE SIMPLES

semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais

Os preços foram pesquisados por nossa equipe às 09:45 de 09/01/2017 e podem sofrer alterações à medida que as passagens promocionais se esgotarem.

Nossos telefones: 0800 037 1499 (exclusivo para telefone fixo) | BH (31) 3194 1490 | SP (11) 4063 3290 | RJ (21) 4063 3290

Ver todas passagens aéreas promocionais relacionadas | semana santa nas cidades históricas de Minas Gerais

POSTS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por |9 de janeiro de 2017 às 09:45|Destinos & Viagens|