Aprenda como negociar o pagamento de anuidade de cartões de crédito

Saiba como ter os melhores cartões de crédito sem pagamento de anuidade

A anuidade de cartões de crédito sempre incomodou muito aos brasileiros na hora de por a mão no bolso. Dentre as inúmeras tarifas que pagamos, a anuidade do cartão figura na lista das principais despesas consideradas “inúteis”.

Isso porque a tarifa não agrega em nada para a melhoria dos serviços prestados ao cliente. Ou seja, é uma forma típica de arrecadação por parte das operadoras de cartões de crédito.

As taxas variam de acordo com o tipo de cartão de crédito, bandeira, limite e uma série de outros atributos. Dependendo do cartão, muitas vezes essas tarifas são cobradas a preços exorbitantes, sendo considerada inclusive como abusivas.

anuidade-voesimples-passagem-aerea-promocional-anuidade-promocao-passagens-aereas-anuidade-03

Muitas pessoas abdicaram de utilizar o cartão justamente por não concordar com a anuidade de cartões de crédito. Se pensar pelo lado do tanto que é gasto mensalmente com cartões, ao invés de pagarmos para utilizá-lo, teríamos que receber uma recompensa por isso. Utópico? Não.

Saiba que é possível achar uma maneira de amenizar as perdas financeiras com tarifas desnecessárias, conseguindo uma isenção da taxa de cartões de crédito. Nada mais justo do que negociar a anuidade e conseguir a isenção, ou no mínimo um ótimo desconto! Fique atento as nossas dicas para evitar pagar anuidade de cartão de crédito e saiba sobre a importância de negociar para conseguir economizar.

O que é anuidade de cartão de crédito?

A taxa de manutenção de cartão de crédito, popularmente conhecida como “anuidade” é uma cobrança autorizada pelo Bacen (Banco Central Brasileiro). Através dessa permissão, as operadoras de cartões de crédito podem efetuar cobranças a fim de justificar uma possível manutenção de serviços prestados. Essa cobrança é anual, mas dependendo do valor pode ser divida em parcelas mensais.

Qual o valor da anuidade de cartão de crédito?

O valor de anuidade varia de acordo com os cartões de crédito. Quem opta por bandeiras internacionais, ou participa de programas de fidelidade para acumular milhas aéreas, por exemplo, acaba pagando uma anuidade um pouquinho mais salgada.

O limite dos cartões de crédito é outro ponto decisivo e que interfere no valor de anuidade. A lógica parece ser: quanto maior o limite, maior a taxa de manutenção. Bandeiras também são outro fator que encarece a anuidade. Uma bandeira concorrida e com “status” é sinônimo de anuidade alta.

Confira abaixo quais são os tipos de cartões que cobram as maiores taxas de anuidade de cartões de crédito:

Cartões de crédito internacionais

Por serem aceitos em território estrangeiro, os cartões de crédito internacionais geram uma taxa de anuidade maior do que os nacionais. Com esses cartões também é possível fazer compras online e em lojas virtuais pelo exterior. Contudo, o ponto negativo é que a anuidade desses cartões de crédito costumam ultrapassar os 3 dígitos facilmente.

Cartões Gold

Por serem aceitos em todo o mundo e possuírem mais benefícios como: seguros, descontos e comodidades, os cartões de crédito Gold geram uma anuidade bem elevada. Costumam ser oferecidos somente para pessoas com o poder aquisitivo maior e exigem inclusive uma renda fixa com valores determinados para possuí-lo.

Cartões Platinum

Considerado com um cartão “first class“, o Platinum é destinado a pessoas que possuem grandes movimentações financeiras. Em troca dos benefícios prestados, as operadoras cobram verdadeiras bagatelas anuais em taxas em tarifas de anuidade.

Dicas para conseguir a isenção da taxa de cartões de crédito

Engana-se quem pensa que conseguir a isenção da taxa de cartões de crédito é uma missão impossível. A tarefa é meio penosa, fato, mas essa é a chance de garantir a economia de uma valor que poderia ser usado em algo muito mas útil do que encher os bolsos das prestadoras de cartão de crédito.

Primeiramente é preciso estar ciente que você não vai tentar algo excepcional. Negociações como estas são bem comuns e as prestadoras de cartão de crédito costumam ter até um setor especial para isso. No entanto, a maioria é treinada especificamente para negar ou meio que “enrolar” o cliente para o fazer crer que a anuidade é um serviço necessário e portanto indispensável.

Não caia nessa! Com um pouquinho de paciência e objetividade você pode economizar uma boa grana conseguindo a isenção ou pelo menos um bom desconto na anuidade de cartões de crédito.

Veja como economizar a hora de renovar o cartão de crédito:

  • Tirar um tempo com calma para ligar (eles provavelmente vão te transferir para vários setores antes de chegar aonde quer).
  • Tente se manter calmo. Com boa conversa e argumentação é possível conseguir resultados incríveis!
  • Seja objetivo, porém tente utilizar um argumento de cada vez.
  • Ouça com calma o atendente e espere-o terminar, afinal ele tem um script obrigatório a cumprir.
  • Após ouvir do atendente os benefícios de se pagar a anuidade, deixe claro que para você o importante mesmo é conseguir a anuidade de cartões de crédito.

Argumentos para conseguir a isenção da anuidade do cartão de crédito

Durante a conversa com o atendimento da prestadora do cartão, tente utilizar argumentos plausíveis para a sua isenção da taxa de cartões de crédito. Para tanto, utilize pontos como:

Volume de gastos mensais

Se você possui um volume de gastos mensais considerável em um único cartão de crédito, essa é uma excelente chance de solicitar a isenção da taxa de anuidade do mesmo. Argumente sobre as diversas transações realizadas com o cartão e cite seu volume financeiro mensal. Estas costumam ser justificativas infalíveis.

Outras pessoas conseguiram isenção

Cite que vários amigos seus conseguiram a isenção da taxa de cartões de crédito, mesmo com gastos e movimentações financeiras menores do que a sua.

Ressalte sua preferência pelo banco

Ressalte que você tem preferência pelo banco detentor do cartão de crédito. Cite que já lhe foram oferecidas propostas sem anuidade, mas você deseja permanecer com o cartão atual, pois gosta do atendimento e vantagens.

Relacionamento com o banco

Se você tiver um bom relacionamento com o banco do cartão de crédito, com alguns anos de anuidades pagas religiosamente, esta é uma excelente chance de argumentar a seu favor. Se tiver um bom volume de investimentos então, melhor ainda!

Uma boa dica é ligar para o seu gerente e solicitar a isenção da taxa de anuidade de cartões de crédito diretamente a ele. Não se engane, gerentes possuem muito mais poder do que eles dizem ter para manter um cliente que possui bom relacionamento com o banco. Eles podem abrir grandes concessões.

Processo de negociação para isenção da anuidade do cartão de crédito

Como proceder para conseguir a isenção da taxa de cartões de crédito

Um processo de negociação bem sucedido depende em grande parte do próprio cliente. Mantendo a calma, foco, simpatia e argumentos válidos é quase impossível sair de mãos abanando.

Tenha em mente que a conversa com o atendente segue um scrip, onde o mesmo vai te oferecer: descontos, informar sobre todas as vantagens de se pagar a anuidade e os benefícios que a taxa de manutenção pode trazer.

Escute-o atentamente, mas insista: o maior benefício que lhe interessa é a isenção da taxa de cartões de crédito, caso contrário você prefere cancelar o cartão.

anuidade-voesimples-passagem-aerea-promocional-anuidade-promocao-passagens-aereas-anuidade

Durante o processo de negociação é comum que os atendentes oferecem desconto na anuidade de cartões de crédito, utilizando o seus pontos de programa de fidelidade. Recuse sempre, pois essa não é uma vantagem para o cliente, somente para a prestadora.

Caso o atendente esteja irredutível quanto a isenção da taxa de cartões de crédito, peça para falar diretamente com algum supervisor. Volte aos argumentos iniciais, sempre com muita calma e jogo de cintura.

Se você ainda assim não conseguir conquistar esse troféu, restam-lhe três alternativas possíveis:

  • Tentar no dia seguinte com outro atendente.
  • Aceitar o desconto oferecido pelo atendente.
  • Cancelar o cartão.

Quanto a última opção esteja ciente das possíveis consequências e tome uma decisão racional. Há pessoas que utilizam um mesmo cartão há muito tempo e concentram todas as suas despesas nele, aumentando naturalmente o limite de crédito.

Se limite alto é algo que você preze, pense bem antes de cancelar o cartão. Um novo cartão de crédito pode não começar com um limite tão alto. Por outro lado, não se apegue tanto a um cartão.

O mercado é competitivo e com certeza podem haver opções muito mais em conta e com o bônus da isenção da taxa de cartões de crédito. Lembre-se: cada centavo economizado em seu bolso vale muito mais do que nos cofres das operadoras de cartão de crédito!

CONFIRA MAIS DICAS SOBRE CARTÃO DE CRÉDITO

anuidade de cartões de crédito

Os preços foram pesquisados por nossa equipe às 15:32 de 14/10/2016 e podem sofrer alterações à medida que as passagens promocionais se esgotarem.

Nossos telefones: 0800 037 1499 (exclusivo para telefone fixo) | BH (31) 3194 1490 | SP (11) 4063 3290 | RJ (21) 4063 3290

Ver todas passagens aéreas promocionais relacionadas | anuidade de cartões de crédito

POSTS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO