Dicas para não passar aperto em suas viagens internacionais

Saiba como funcionam as gorjetas em viagens internacionais

Todo mundo já ouviu falar de gorjetas, seja após um jantar num restaurante ou encontro casual com os amigos num barzinho. O fato é que a gorjeta se tornou um hábito não só do brasileiro, mas também em vários outros países, cada um com suas peculiaridades e características próprias.

Mas você sabe como ela surgiu e no que ela consiste?

O que é e como surgiu a gorjeta?

Alguns apontam que a origem da gorjeta remete ao século XVI, na Europa. Na Alemanha, por volta de 1500, a gorjeta surgiu como recompensa ao bom e ágil serviço prestado, consistindo em pagar ao prestador de serviços uma bebida ou o dinheiro correspondente a ela. Comenta-se que o primeiro uso da palavra referente à gorjeta na Alemanha surgiu após um operário que pediu a um de seus clientes um “trinkgeld”, ou dinheiro para beber.

Na Inglaterra, a gorjeta, originalmente chamada de “tip” (termo utilizado para se referir à bebida em geral), era paga antes para que o garçom ou funcionário atendesse prontamente o cliente. O hábito se espalhou por todos os pubs, tabernas e bares ingleses e até hoje é costume por lá.

No Brasil, a gorjeta de alguns estabelecimentos já vem inclusa no valor de 10% do total da conta. Essa taxa é cobrada de forma opcional, cabendo ao cliente decidir se paga ou não os dez por cento referentes à gorjeta do garçom por seu bom atendimento. Existem casos, no Brasil, de o cliente pagar por fora e diretamente ao atendente, além dos 10% incluídos ou no caso de não havê-los, em retribuição e recompensa pela excelência do serviço.

No caso do Brasil, ainda é dever dos estabelecimentos que cobram a porcentagem repassar o valor integralmente aos garçons e atendentes, lembrando que no país o pagamento dos 10% pelo cliente não é obrigatório. O cliente brasileiro que se sente bem atendido deve se sentir totalmente à vontade para retribuir ou não.

Assim como no Brasil, em outros países a gorjeta pode ser considerada ou não um dever, um gesto educado de retribuição, ou às vezes até uma ofensa. Antes de viajar a qualquer país, é necessário se informar sobre os costumes de cada lugar, já que pequenas ações podem significar bastante em outras culturas, como é o caso da gorjeta em viagens internacionais.

Nós trazemos aqui as principais informações sobre gorjetas em viagens internacionais, como funcionam, as características de cada país e como encará-las em diferentes situações.

passagem-aerea-promocional-passagens-promo-barata-gorjetas-em-viagens-internacionais

Como funcionam as gorjetas em viagens internacionais?

As gorjetas em viagens internacionais funcionam de forma variada em cada país. Enquanto em alguns países a gorjeta tornou-se obrigatória e até com leis promulgadas, em outros lugares o pagamento da gorjeta se dá de maneira informal ou como um simples gesto de educação ou convenção social.

Em boa parte dos países europeus, a gorjeta tornou-se mais do que uma gentileza, mas um reconhecimento pessoal ao bom serviço praticado pelos garçons ou atendentes, o que significa um estímulo aos mesmos. Em outros países orientais, porém, oferecer gorjeta pode significar algo pejorativo ou até mesmo ofensivo.

Em contrapartida ao ponto de vista do consumidor, os funcionários no exterior também possuem suas técnicas para agradar ainda mais o cliente, como oferecer guloseimas como balas ou caramelos, ou aproximar-se do cliente para dar um ar mais descontraído e intimista ao atendimento. Essas táticas costumam aumentar em até 20% a gorjeta final deixada ao atendente.

Em geral, as principais situações em que as gorjetas podem ser aplicadas não se resumem somente aos restaurantes ou serviços prestados em bares e pubs, mas em hotéis, com serviços de mensageiro, motoristas contratados ou taxistas, em salões de beleza ou em caso de prestadores de serviços domésticos eventuais.

Quando se trata de gorjetas em viagens internacionais, tal como outras convenções sociais e regras de bom convívio, é sempre aconselhável que o viajante, além de pesquisar previamente as peculiaridades e costumes da cultura a ser visitada, saiba ser empático às diversas situações que podem dar margem à retribuição ao bom atendimento prestado ou não.

Cada país possui suas regulamentações, leis e normas que devem ser seguidas, independentemente da vontade ou desejo do cliente. Portanto, é sempre indicado que o consumidor esteja aberto às diferentes circunstâncias envolvendo o pagamento das gorjetas em viagens internacionais, já que elas podem ser totalmente distintas do que ele está acostumado.

Principais tipos de gorjetas em viagens internacionais

As gorjetas em viagens internacionais às vezes diferem do que nós, brasileiros, consideramos como propensas a determinadas situações. No exterior, é comum o pagamento da gorjeta como forma de retribuição e recompensa em situações envolvendo atendentes, como:

  • Carregadores de mala dos hotéis até os quartos.
  • Garçons ou atendentes dos restaurantes dos próprios hotéis, que podem receber a gorjeta independente do valor da alimentação já incluso na diária.
  • Mensageiros internos ou externos aos hotéis. Esse serviço pode estar incluso nos serviços do hotel, mas é gentil retribuir à função do mensageiro.
  • Restaurantes externos aos hotéis, pubs, bares e cafés.

Países que cobram gorjetas em viagens internacionais

Como já sabemos, cada país possui suas características, peculiaridades, convenções sociais e leis que diferem de um para o outro. Cada viajante deve saber que as culturas variam assim como as pessoas, sendo necessário que pequenos pontos como as gorjetas em viagens internacionais não passem despercebidos.

Adequar-se a cada situação e a cada ambiente, de forma empática e flexível, certamente evitará situações embaraçosas e possíveis problemas com a lei.

Confira abaixo os países que cobram gorjetas em viagens internacionais e suas mais importantes características.

GORJETAS NA ALEMANHA

Na Alemanha, as gorjetas não são especificadas na conta final do consumidor. É aconselhável e de bom tom deixar um valor aproximado aos 10% do valor total da conta ou arredondar o pagamento da conta final, sem aguardar pelo troco. Isso ocorre não só nos bares e restaurantes, como também nos hotéis e para os prestadores de serviços particulares.

GORJETAS NA AUSTRÁLIA

Há cerca de vinte anos atrás, caso o funcionário ou atendente aceitasse a gorjeta, ele seria imediatamente demitido! Hoje em dia, a prática mudou devido à alta presença de turistas e influência dos estrangeiros na Austrália, mas ainda sim não é comum o recebimento de gorjetas, no país.

Esteja preparado para ter sua oferta de gorjeta gentilmente recusada, porém, em alguns casos, o atendente pode se sentir à vontade para recebê-la. Como viajante, esteja preparado para situações diversificadas quanto ao pagamento da gorjeta e esteja consciente de que esta não é uma prática ilegal, mas também não é comum.

GORJETAS NOS ESTADOS UNIDOS

Nos Estados Unidos, a gorjeta não é obrigatória, mas tornou-se um símbolo de boa educação. Não se estipula um valor mínimo para o pagamento de gorjeta, valendo no caso a gentileza do ato em si de oferecer algo ao atendente em retribuição ao seu bom serviço.

Em geral, mas não é uma regra, os garçons estão acostumados a receber cerca de 20% do valor da conta. Em casos de carregadores de mala, faxineiros ou camareiras de hotel, é comum deixar 1 ou 2 dólares sobre a cama.

GORJETAS NO CANADÁ

No Canadá, o pagamento de gorjetas é quase obrigatório. Apesar de não haver uma lei que obrigue o cliente a pagar uma quantia além do que foi consumido, é uma convenção social retribuir ao atendente sempre, ainda que o serviço tenha sido ruim.

Em geral, os funcionários que recebem entre 5 e 10% sabem que o serviço prestado não foi de boa qualidade. Em contrapartida, os que recebem 15% foram considerados bons atendentes e os que recebem de 20 a 25% ou mais do valor da conta provavelmente ofereceram um serviço excelente. Ao contrário do Brasil, no Canadá quase todos os tipos de prestadores de serviço esperam uma gorjeta de no mínimo 10%, sejam eles taxistas, cabeleireiros, manicures ou mecânicos.

GORJETAS NA CHINA

Na China não existe uma lei ou convenção que direcione o cliente a pagar uma certa quantia para a gorjeta. Não é uma prática comum aceitá-las, porém também não é ilegal retribuir ao atendente.

GORJETAS NA ESPANHA

A gorjeta na Espanha, ou “propina” como é chamada lá, também não é obrigatória por lei, porém oferecê-la ao prestador de serviços é claramente um sinônimo de boa educação. Não existe um valor convencionalmente estabelecido, mas em média de 3 a 5 euros é considerada uma boa gorjeta.

GORJETAS NA FRANÇA

A França é um dos poucos países em que a gorjeta é obrigatória por lei. A taxa de 15% já vem inclusa na conta final do cliente, porém fica a critério do consumidor deixar ou não um valor a mais ao atendente.

GORJETAS NA ÍNDIA

As gorjetas na Índia são muito bem aceitas. Não existe um valor mínimo para oferecer ao prestador de serviços, mas em geral, se paga de 50 a 100 rúpias, algo em torno de 2 a 4 reais. Em alguns casos, por exemplo, de contratação de serviços como motoristas que prestará o serviço por vários dias, é comum o pagamento do almoço.

GORJETAS NA ITÁLIA

A gorjeta na Itália não é obrigatória e tampouco vem estipulada na conta, porém é de bom grado deixar aproximadamente 10% do valor da conta ou arredondá-la, sem exigir o troco.

GORJETAS NO JAPÃO

Os japoneses são educados e competentes por excelência e natureza, portanto a gorjeta não é algo esperado por eles, já que oferecer um serviço de qualidade sem pensar numa retribuição extra. Pode parecer até um pouco rude dar uma quantia extra de dinheiro, portanto não se preocupe em mexer no bolso para gorjetas, enquanto estiver no Japão.

GORJETAS EM PORTUGAL

A gorjeta em Portugal quase não é praticada. Nos restaurantes mais requintados costuma-se oferecer ao garçom de 5 a 10%, mas não mais do que isso. Em restaurantes, bares e em prestação de serviços mais simples, não é comum deixar nenhuma gorjeta.

GORJETAS NA TURQUIA

A gorjeta para os turcos é um grande sinal de gratificação e reconhecimento pelo bom serviço prestado, portanto a gorjeta é um sinal de intensa gratidão do cliente em relação ao atendente. É aconselhável oferecer a gorjeta a atendentes de restaurantes, massagistas, guias turísticos, taxistas ou motoristas e nos hotéis.

O valor convencional não é estipulado, mas espera-se algo em torno de 10 a 15% do valor total do serviço.

Agora que você já sabe como funcionam as gorjetas em viagens internacionais, que tal adquirir mais informações sobre vistos para sua próxima viagem? A Voe Simples traz um guia completo sobre vistos de cada país! Confira!

Ou se você preferir, garanta sua passagem aérea e boa viagem!

Os preços foram pesquisados por nossa equipe às 19:34 hs de 06/07/2016 e podem sofrer alterações à medida que as passagens promocionais se esgotarem.

Ver todas passagens aéreas promocionais relacionadas | gorjetas em viagens internacionais

POSTS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO